Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBonfim, Rodrigo Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Kathleen Pimentel dos-
dc.date.accessioned2022-10-07T22:55:35Z-
dc.date.available2022-10-07T22:55:35Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16422-
dc.description.abstractThis article aims to expose the advantages of applying ethnomethodology as a research tool in a micro social environment. The advantages that are presented as a way to assess the characteristics belonging to a social fact present in a micro situation. Tools that are accurate by reach the symbolic interactions produced in the field of studies, in this case the school. An alternative to the peremptory methods provided by positivist sociology and also as a form of social construction of reality for the researcher.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEtnometodologiapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAtores sociaispor
dc.subjectEthnomethodologyeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectSocial actorseng
dc.titleFerramentas de pesquisa etnometodológicas para alcançar a realidade do público discentept_BR
dc.title.alternativeEthnomethodological research tools to reach the students' realityeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa expor as vantagens de se aplicar a etnometodologia como ferramenta de pesquisa em um micro ambiente social, as vantagens que se apresentam como forma de auferir as características pertencentes à um fato social presente em uma micro situação, ferramentas que se mostram acuradas por terem como alcance as interações simbólicas produzidas no campo de estudos, nesse caso a escola. Uma alternativa aos métodos peremptórios proporcionados pela sociologia positivista e também como forma de construção social da realidade para o pesquisador ou pesquisadora.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.18-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FerramentasPesquisaEtnometodologicasDiscente.pdf181,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.