Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16425
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A construção da consciência epistemológica na graduação: uma análise de projetos de pesquisa elaborados por professores em formação
Título(s) alternativo(s): The construction of epistemological awareness in graduation: an analysis of research projects prepared by undergraduate teachers
Autor(es): Alves Junior, Hélio da Guia
Data do documento: Set-2021
Resumo: Este artigo teve como objetivo a análise de projetos de pesquisa desenvolvidos durante a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Elencou-se como pergunta norteadora a seguinte indagação: no contexto do ensino superior privado, os fundamentos epistemológicos predominantes nas pesquisas desenvolvidas pelos professores em formação desvelam um rompimento com as práticas bancárias de ensino? Para análise do corpus, foram elencadas as seguintes categorias: (i) o paradigma pedagógico dominante; (ii) imbricamento da teoria e da prática; (iii) postura assumida pelos educandos na condução de suas pesquisas. Como resultado, obteve-se a confirmação da hipótese de que os professores em formação inicial não se atêm à coerência epistemológica dos pressupostos que fundamentam e norteiam suas práticas pedagógicas, apenas reproduzem os processos de dominação da educação bancária.
Abstract: This article aimed to analyze research projects developed as undergraduate final project for a Licentiate Degree in Biological Sciences. The following question was listed as a guide: In the context of private higher education, do the epistemological foundations prevalent in the research carried out by teachers in training reveal a break with banking teaching practices? For the analysis of the corpus, the following categories were listed: (i) the dominant pedagogical paradigm; (ii) overlapping of theory and practice; (iii) position taken by students in conducting their research. As a result, we obtained confirmation of the hypothesis that undergraduate teachers do not adhere to the epistemological coherence of the assumptions that underlie and guide their pedagogical practices, they only reproduce the domination processes of banking education.
Palavras-chave: Pedagogia crítica
Formação de professores
Fundamentos epistemológicos
Critical pedagogy
Teacher training
Epistemological foundations
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16425
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConstrucaoConscienciaEpistemologicaGraduacao.pdf146,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.