Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16426
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Intelectuais educadores: o debate educacional na Academia Sergipana de Letras (1929-1931)
Título(s) alternativo(s): Intelectuales educadores: el debate educativo en la Academia Sergipana de Letras (1929-1931)
Autor(es): Nascimento, Dirce Rodrigues da Costa
Nascimento, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do
Garcez, Amanda Carolina Ferreira de Andrade
Data do documento: Set-2021
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender o projeto educacional dos 40 intelectuais fundadores da Academia Sergipana de Letras/ASL, no período de 1929, ano de criação da Instituição, a 1931, quando a ASL concluiu a sua organização conforme o modelo francês e seguindo a orientação institucional da Academia Brasileira de Letras. A pergunta elaborada foi se as Academias de Letras refletiram sobre problemas educacionais ou se se preocuparam apenas com as questões literárias. Para isto, foram trabalhados os conceitos de Intelectuais e de Associação Voluntária, analisando a contribuição desses pensadores para o desenvolvimento das ideias da modernização da instrução pública em Sergipe, adotando-se os princípios da Pedagogia Moderna. A hipótese é de que os fundadores levavam às reuniões debates educacionais, o que veio a colaborar na elevação cultural, na valorização literária, linguística e científica, defendendo, também, ideais políticos e filosóficos de igualdade e do direito à educação, ressaltando o ensino público como o único caminho de combate às desigualdades sociais. À guisa de conclusão, evidencia-se que os instituidores da ASL a legitimaram como uma organização civil com potencial intelectual, que, por seu status social criou um espaço capaz de contribuir com um sistema literário, refletindo essa contribuição para a educação sergipana.
Abstract: Este artículo tiene como objetivo comprender el proyecto educativo de los 40 intelectuales fundadores de la Academia Sergipana de Letras/ASL, desde 1929, año de creación de la institución, hasta 1931, cuando la ASL concluyó su organización según el modelo francés y siguiendo la orientación institucional de la Academia Brasileña de Letras. La pregunta elaborada fue si las Academias de Letras reflexionaban sobre problemas educativos o si se ocupaban únicamente de cuestiones literarias. Para ello, se trabajaron los conceptos de Intelectuales y de Asociación Voluntaria, analizando la contribuición de estos pensadores al desarrollo de ideas para la modernización de la instrucción pública en Sergipe, adoptando los principios de la Pedagogía Moderna. La hipótesis es que los fundadores llevaron debates educativos a los encuentros, los cuales vinieron a colaborar en la elevación cultural, en la valoración literaria, lingüística y científica, defendiendo también los ideales políticos y filosóficos de la igualdad y el derecho a la educación, enfatizando la educación pública como la única manera dede combatir las desigualdades sociales.
Palavras-chave: Intelectuais educadores
Academia
Associação voluntária
Intelectuales educadores
Asociación voluntaria
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.04.35
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16426
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IntelectuaisEducadoresDebate.pdf195,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.