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dc.contributor.authorSantos, Ariane Luzia dos-
dc.date.accessioned2022-10-07T22:56:34Z-
dc.date.available2022-10-07T22:56:34Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16429-
dc.description.abstractThis work deals with the importance of studying double excepcionality in the initial training of graduates in Pedagogy who will teach in Kindergarten and in the early years of Elementary School. The objective of this bibliographical research is to present an overview of the teaching programs of five disciplines of four different undergraduate courses in pedagogy that cover contents about students who need specialized educational assistance, aiming to detect topics related to double excepcionality. In particular high abilities/giftedness (AH/SD) and autism spectrum disorder (ASD). In addition, it is hoped that this work can contribute to analyze the initial training of graduates in Pedagogy with regard to the specialized educational care of students with AH/SD. It is concluded that the syllabuses of the analyzed disciplines do not contemplate with desirable depth this theme considered and that there is a need for a multidisciplinary look on the double exceptionality in the educational field.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectAltas habilidadespor
dc.subjectSuperdotaçãopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectHigh abilitieseng
dc.subjectGiftednesseng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectAutism spectrum disodereng
dc.titleDupla excepcionalidade na perspectiva da formação de graduandos de pedagogiapt_BR
dc.title.alternativeDouble excepcionality from the perspective of training pedagogy graduateseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre a importância de se estudar dupla excepcionalidade na formação inicial dos graduados em Pedagogia que irão lecionar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo desta pesquisa bibliográfica é apresentar um panorama dos programas de ensino de cinco disciplinas de quatro diferentes cursos de licenciatura em pedagogia que abarcam conteúdos sobre alunos que precisam de atendimento educacional especializado, visando detectar os tópicos relacionados à dupla excepcionalidade, em particular altas habilidades/superdotação (AH/SD) e transtorno do espectro autista (TEA). Além disso, almeja – se que este trabalho possa contribuir para analisar a formação inicial dos licenciados em Pedagogia no que refere-se ao atendimento educacional especializado dos estudantes com dupla excepcionalidade. Conclui-se que as ementas das disciplinas analisadas não contemplam esta temática considerada e que há a necessidade de um olhar multidisciplinar sobre a dupla excepcionalidade no âmbito educacional.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.19-
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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