Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16433
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Para quê, por que e como aprender? A promoção de uma aprendizagem significativa a partir de uma educação decolonial e antirracista na educação básica
Título(s) alternativo(s): For what, why and how to learn? the promotion of meaningful learning from a decolonial and anti-racist education in basic education
Autor(es): Santos, Viviane Carla Bandeira
Santana, Wagner Santos de
Santana, Denise Maria Souza
Data do documento: Set-2021
Resumo: Resumo: O artigo aborda sobre a aprendizagem significativa dos/as educandos/as a partir da promoção de uma educação antirracista e decolonial. Tendo como problemática: De que forma uma educação decolonial e antirracista promoverá uma aprendizagem significativa para os/as educandos/as? O objetivo geral é promover a aprendizagem significativa dos/as educandos/as a partir de uma educação antirracista e decolonial. Os objetivos específicos: desconstruir estereótipos presentes a figura do negro/a; reconhecer as narrativas e experiências dos sujeitos negros ao longo da história; combater práticas racistas. A metodologia utilizada neste estudo foi à pesquisa bibliográfica e qualitativa com rodas de conversas e questionários semiestruturados com docentes e discentes da Educação básica, rede pública. Desse modo, consideramos que através da inserção da história da África, da diáspora nos currículos escolares teremos uma aprendizagem que contemplem nossos/as educandos/as e, portanto, mais significativa.
Abstract: ABSTRACT: The article discusses the meaningful learning of students from the promotion of an anti-racist and decolonial education. Having as problematic: How a decolonial and anti-racist education will promote a meaningful learning for the students? The general objective is to promote meaningful learning of students from an anti-racist and decolonial education. The specific objectives: deconstruct stereotypes present in the figure of the black person; recognize the narratives and experiences of black subjects throughout history; fight racist practices. The methodology used in this study was the bibliographical and qualitative research with conversation circles and semi-structured questionnaires with teachers and students of Basic Education, public network. In this way, we consider that through the insertion of the history of Africa, of the diaspora in the school curricula, we will have a learning that contemplates our students and, therefore, more significant.
Palavras-chave: Educação antirracista e decolonial
Relações étnico-raciais
Aprendizagem significativa
Anti-racist and decolonial education
Ethnic-racial relations
Meaningful
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16433
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ParaQuePorQueComoAprender.pdf199,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.