Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16438
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFormiga, Giceli Carvalho Batista-
dc.contributor.authorFeldens, Dinamara-
dc.date.accessioned2022-10-07T22:58:25Z-
dc.date.available2022-10-07T22:58:25Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16438-
dc.description.abstractDebates about the end of gender inequalities, in Education since the early school years, have produced a field of political, legal and conceptual problems in society. In view of this, it is essential to better understand the issue, so that measures can be designed to ensure the promotion of gender equality. This research aimed to understand and map the production of theses and dissertations produced in Brazil between 2015 and 2018 that have as their main theme the issue of gender relations in Early Childhood Education, identifying how, where and by whom these studies are being developed, as well as what they point out in their results. The method used to construct this mapping was a literature review and based on some criteria, 13 (thirteen) dissertations and 2 (two) theses were selected. After analysis, we conclude that studies on this theme are predominantly produced in public universities, in Education programs and are mostly written by females. It is also concluded that these studies recognize the difficulty of transforming gender relations in the daily life of the first school years, even though they point to small changes in order to promote gender equality at school.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectResearchpor
dc.titleEstudos de gênero e educação infantil: uma análise da produção científica entre 2015 e 2018pt_BR
dc.title.alternativeGender studies and eraly chilhood education: an analysis of scientific production beteween 2015 and 2018eng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoDebates acerca do fim das desigualdades de gênero, no âmbito da Educação desde os primeiros anos escolares, tem produzido um campo de problematizações políticas, jurídicas e conceituais na sociedade. Torna-se imprescindível diante disto, compreender melhor a questão, para serem pensadas medidas que garantam a promoção da igualdade de gênero. Esta pesquisa teve o objetivo de compreender e mapear a produção de teses e dissertações produzidas no Brasil entre os anos de 2015 e 2018 que tenham como temática principal a questão das relações de gênero na Educação Infantil, identificando como, onde e por quem estes estudos estão sendo desenvolvidos, assim como o que eles apontam em seus resultados. O método empregado para a construção deste mapeamento foi uma revisão da literatura e a partir de alguns critérios foram selecionadas 13 (treze) dissertações e 2 (duas) teses. Após análise concluímos que os estudos nesta temática são produzidos predominantemente em universidades públicas, nos programas de Educação e são escritos majoritariamente por pessoas do gênero feminino. Conclui-se ainda que estes estudos reconhecem a dificuldade de transformação das relações de gênero no cotidiano dos primeiros anos escolares, ainda que apontem pequenas mudanças com intuito de promoverem igualdade de gênero na escola.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.07.13-
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EstudosGeneroEducacaoInfantil.pdf157,86 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.