Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16441
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Capoeira na infância: desafios e possibilidades de uma prática pedagógica
Título(s) alternativo(s): Capoeira in childhood: challenges and possibilities of a pedagogical practice
Autor(es): Machado, Tatiane Trindade
Sales, Reinaldo Eduardo da Silva
Feldens, Dinamara
Data do documento: Set-2021
Resumo: O presente trabalho é uma reflexão teórica que analisa a importância da relação da capoeira com a educação na infância a partir de Comenius (2014), Locke (1999) e Froebel (2003). Assim, buscamos refletir de que maneira a capoeira pode se configurar como uma prática pedagógica para o desenvolvimento dos indivíduos a partir da mais tenra idade. A capoeira é uma prática social brasileira reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. Apesar de todos os preconceitos originalmente enfrentados por ser reconhecida como dos escravos e seus descendentes, a capoeira também tem sido utilizada como prática pedagógica em diferentes espaços. Diante disso, tentamos entender em que medida ela pode contribuir para o desenvolvimento global da criança. Como a capoeira se constitui como arte, dança, jogo, luta, ginástica e cultura popular, podemos entender que sua prática desde a infância contribui no desenvolvimento integral, como nos indica Howard Gardner, que criou o conceito de inteligências múltiplas. Entendemos a infância como o momento que favorece a aprendizagem nas mais diferentes áreas e, como preconiza a BNCC, a capoeira em suas variadas faces pode possibilitar o desenvolvimento das múltiplas inteligências.
Abstract: This work is a theoretical reflection that analyzes the importance of the relationship between capoeira and early education, based on the idea of childhood of Comenius (2014), Locke (1999) and Froebel (2003). Thus, we seek to reflect on how capoeira can be configured as a pedagogical practice for the development of individuals from an early age. Capoeira is a Brazilian social practice recognized by UNESCO as an intangible heritage of humanity. Despite all the prejudices originally faced by being recognized as belonging to slaves and their descendants, capoeira has also been used as a pedagogical practice in different spaces. Therefore, we try to understand to what extent it can contribute to the child's overall development. As capoeira is constituted as art, dance, game, fight, gymnastics, and popular culture, we can understand that its practice since childhood contributes to integral development, as indicated by Howard Gardner, who created the concept of multiple intelligences. We understand childhood as the moment that favors learning in the most different areas and, as advocated by the BNCC, capoeira in its various faces can enable the development of multiple intelligences.
Palavras-chave: Capoeira
Prática pedagógica
Inteligências múltiplas
Pedagogical practice
Multiple intelligences
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.15
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16441
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CapoeiraInfanciaPraticaPedagogica.pdf179,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.