Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendonça, Ana Cláudia Sousa-
dc.contributor.authorSilva, Alene Mara França Sanches-
dc.contributor.authorFerro, Marcos Batinga-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:03:20Z-
dc.date.available2022-10-07T23:03:20Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.ismnhttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.16-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16461-
dc.description.abstractThis study to present the importance of Assistive Technology (AT), as a facilitating tool in the learning of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD), in the development of skills and abilities necessary in educational and social life. Qualitative in nature, bibliographical procedure and case study. The research field was the João Cardoso Nascimento Júnior Specialized Educational Service Center (CAEEJCNJ), of the State Education Network in Aracaju/SE. The problematization was based on the work carried out in the classroom with students with high impairment Autistic Spectrum Disorder. Low-cost Assistive Technologies were made in 2019 according to the educational needs presented by students according to their specificities and restructured based on the evolution in these students' learning. The study is based mainly on the conceptions of Bersch (2017), emphasizing Assistive Technology as a differential in the lives of people with disabilities, who need daily stimuli, such as pedagogical practices and strategies that enable learning, reducing barriers and overcoming limitations specific. The use of AT enabled noticeable advances in cognitive, sensorimotor, social and language development.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectCentro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso Nascimento Júnior (CAEEJCNJ)por
dc.subjectTecnologia assistivapor
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)por
dc.subjectJoão Cardoso Nascimento Júnior Specialized Educational Service Center (CAEEJCNJ)eng
dc.subjectAssistive technologyeng
dc.subjectAutistic Spectrum Disordereng
dc.titleAlunos com transtorno do espectro autista de alto comprometimento: tecnologia assistiva como ferramenta na aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeStudents with high impairment autistic spectrum disorder: assistive technology as a tool in learningeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo apresentar a importância da Tecnologia Assistiva (TA), como ferramenta facilitadora na aprendizagem de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias na vida educacional e social. De natureza qualitativa, procedimento bibliográfico e estudo de caso. O campo de pesquisa foi o Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso Nascimento Júnior (CAEEJCNJ), da Rede de Ensino Estadual em Aracaju/SE. A problematização fundamentou-se a partir do trabalho realizado na sala de aula com alunos com o Transtorno do Espectro Autista de alto comprometimento. As Tecnologias Assistivas de baixo custo foram confeccionadas no ano de 2019 de acordo com as necessidades educacionais apresentadas pelos alunos conforme as suas especificidades e reestruturadas a partir da evolução no aprendizado desses estudantes. O estudo ancora-se principalmente nas concepções de Bersch (2017), enfatizando a Tecnologia Assistiva como diferencial na vida das pessoas em situação de deficiência, que necessitam de estímulos diários, como práticas pedagógicas e estratégias que viabilizem a aprendizagem, dirimindo barreiras e superando limitações específicas. O uso da TA possibilitou avanços perceptíveis no desenvolvimento cognitivo, sensório-motor, social e na linguagem.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlunosTEA-AltoComprometimento.pdf325,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.