Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Tatiana Pinheiro da Cruz-
dc.contributor.authorVasconcelos, Carlos Alberto-
dc.contributor.authorCruz, Alixandre Marques-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:03:47Z-
dc.date.available2022-10-07T23:03:47Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16464-
dc.description.abstractThe resource rooms were created to adapt the paradigm of Inclusive Education, with the main objective of expanding the offer of Specialized Educational Service (AEE) for students with disabilities, so that they, enrolled in regular schools, have real learning conditions. The implementation of this service in the municipal education network in the city of Itabaiana/SE, took place in February 2019. This action was intended to promote assistance for students with disabilities who were already enrolled in regular schools in the municipal network. This study aimed to analyze the performance of elementary school teachers in resource rooms of schools in the municipal education system in the city of Itabaiana/SE. Thus, for a better understanding of the text, he analyzed the guiding documents such as: Declaration of Salamanca (UNESCO) Statute of Persons with Disabilities, and authors Mantoan (2006) Lopes and Marquezine (2012) This is a descriptive, qualitative research regarding the collection and data processing. The information was obtained through a structured interview, consisting of four questions, answered by 5 (five) teachers who work in the AEE. Data analysis indicated the importance of continuing education for these educators, as it contributes to the implementation of new teaching methodologies.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectSalas de recursospor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectDisabilityeng
dc.subjectResource roomseng
dc.titleO trabalho dos professores das salas de recursos multifuncionais em escolas municipais de Itabaiana/SEpt_BR
dc.title.alternativeThe work of teachers in multifunctional resource rooms in municipal schools of Itabaiana/SEeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoAs salas de recursos foram criadas para adequação do paradigma da Educação Inclusiva, tendo como principal objetivo ampliar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com deficiências, de modo que eles, matriculados na escola regular, tenham reais condições de aprendizagem. A implantação desse serviço na rede municipal de ensino da cidade de Itabaiana/SE, aconteceu em fevereiro de 2019. Tal ação teve como finalidade promover a assistência para os alunos, possuidores de alguma deficiência já matriculadas nas escolas regulares da rede municipal. O presente trabalho teve como intuito analisar a atuação de professores do ensino fundamental em salas de recursos de escolas da rede municipal de ensino da cidade de Itabaiana/SE. Assim para melhor entendimento do texto fez análise dos documentares norteadores como: Declaração da Salamanca (UNESCO) Estatuto da Pessoa com deficiência, e de autores Mantoan (2006) Lopes e Marquezine (2012) Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa quanto à coleta e tratamento dos dados. As informações foram obtidas através de entrevista estruturada, composta por quatro questões, respondidas por 5 (cinco) professores que atuam no AEE. A análise dos dados indicou a importância da formação continuada desses educadores, pois ela contribui para a implantação de novas metodologias de ensino.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.15-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TrabalhoProfessoresRecursosMultifuncionais.pdf174,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.