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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Telma Amélia de Souza-
dc.contributor.authorCruz, Maria Helena S.-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:05:26Z-
dc.date.available2022-10-07T23:05:26Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16474-
dc.description.abstractApproaching the mid-21st century, discussions of the social position occupied by women is still a recurrent theme and the results are not yet useful to reduce the frequency and relevance of the theme. It seems to be common to think that when talking about equality, women are subjectively included, but this is not what these subjects experience in their historical daily life. Faced with this issue, this text proposes to answer the following questions: have the teaching-learning processes considered the insertion of women in society? Being considered revolutionary in their pedagogical ideas Comenius, Pestalozzi and Méjia dedicate space to the education of women? Comenius advocates education for everyone, including women. Pestalozzi drafts the role of women as educators and Méjia defends an education that is based on the culture of men and women.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectMulherpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectWomanpor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectGenderpor
dc.titleA figura da mulher nas idealizações pedagógicas de Comenius, Pestalozzi e Méjiapt_BR
dc.title.alternativeThe figure of woman in the pedagogical ideas of Comenius, Pestalozzi and Méjiaeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoAproximando-se de meados do século XXI, a discussões da posição social ocupada por mulheres ainda é tema recorrente e os resultados ainda não são profícuos para diminuir a frequência e relevância do tema. Parece ser comum pensar que ao se falar em igualdade subjetivamente incluemse as mulheres, mas não é o que vivenciam esses sujeitos no seu cotidiano histórico. Frente a esta problemática, o presente texto se propõe a responder as seguintes questões: os processos de ensino aprendizagem têm considerado a inserção da mulher na sociedade? Sendo considerados revolucionários em suas ideias pedagógicas Comenius, Pestalozzi e Méjia dedicam espaço para a educação das mulheres? Comenius defende uma educação para todos, inclusive as mulheres. Pestalozzi destaca o papel da mulher enquanto educadora e Méjia defende uma educação que esteja alicerçada na cultura do homem e da mulher.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.07.10-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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