Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeite, Leiny Gomes-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:06:02Z-
dc.date.available2022-10-07T23:06:02Z-
dc.date.issued2021-08-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16478-
dc.description.abstractThis paper addresses the importance of education, recognized as a fundamental right, and critical pedagogical practices for the formation and development of individuals capable of identifying conflicts, accepting and resolving them aiming to build a solution that best fits reality itself. Based on the assumptions of critical pedagogy, from a political and social perspective, we make observations about the implementation of alternative dispute resolution - ADR and its principles. We point to the constitution of the Judiciary system as the most important valid means recognized by society to resolve conflicts and we'll provoke reflection on this paradigm, deconstructing this dependence. The proposal for reflection and new social constructions permeates the subject's emancipation, prioritizing dialogue.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectResolução de conflitospor
dc.subjectPedagogia críticapor
dc.subjectDireitos fundamentaispor
dc.subjectDispute resolutionpor
dc.subjectCritical pedagogyeng
dc.subjectFundamental rightseng
dc.titleResolução de conflitos: uma relação pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeConflict resolution: a pedagogical relationeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo aborda a importância da educação, reconhecida como direito fundamental, e das práticas pedagógicas críticas para a formação e desenvolvimento de indivíduos capazes de identificar os conflitos, aceitá-los e resolvê-los com o objetivo de construir uma solução que melhor se adeque à própria realidade. A partir dos pressupostos da pedagogia crítica, sob a perspectiva política e social, fazemos observações sobre a implementação dos meios adequados de solução de conflitos – MASC e seus princípios. Apontamos a constituição do Poder Judiciário como o mais importante meio válido reconhecido pela sociedade para solucionar conflitos e buscamos provocar a reflexão sobre esse paradigma desconstituindo essa dependência. A proposta de reflexão e novas construções sociais permeia a emancipação do sujeito priorizando o diálogo.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.14.06-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ResolucaoConflitosRelacaoPedagogica.pdf178,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.