Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria Helena Alves dos-
dc.contributor.authorSilva, Eunice Maria da-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:33:09Z-
dc.date.available2022-10-07T23:33:09Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16490-
dc.description.abstractThe main objective of this work was to analyze the perceptions of teachers about learning assessment, seeking to know how their practice takes place in the classroom . Therefore, this research was supported by the assumptions of the qualitative approach, carried out in the field to observe the phenomenon as it occurs, also using the case study strategy, as well as direct observation, field diary and questionnaire as resources of collection of information, the study was developed in an educational institution of the Public Network, in the city of Paulo Afonso – BA. It is based on studies of Esteban (2014); Luckesi (2002; 2011; 2014); Hoffmann (2005; 2010; 2011), among others. From the data obtained, it was possible to apprehend evaluation perceptions that emerged in the teachers' sayings and practices, signaling that the learning evaluation still has a specific character. Although some statements express the understanding of evaluation as a process, contradictions are evidenced, especially by statements that point to the concern with methodology and planning, however, decisionmaking is not seen. In this way, the views of the professors distance themselves from the concept of evaluation that provides opportunities for learning situations.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectPercepções docentespor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectTeacher perceptionseng
dc.subjectLearning assessmenteng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.titleAvaliação da aprendizagem escolar: percepções e práticas docentespt_BR
dc.title.alternativeAssessment of school learning: perceptions and teaching practiceseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar percepções de docentes sobre avaliação da aprendizagem, buscando conhecer como ocorre a sua prática em sala de aula. Para tanto, esta pesquisa foi respaldada pelos pressupostos da abordagem qualitativa, realizada em campo para observar o fenômeno da maneira como ocorre, utilizando, ainda, a estratégia do estudo de caso, bem como, observação direta, diário de campo e questionário como recursos de coleta de informações, o estudo foi desenvolvido em uma instituição de ensino da Rede Pública, no Município de Paulo Afonso – BA. Tem como fundamentação estudos de Esteban (2014); Luckesi (2002; 2011; 2014); Hoffmann (2005; 2010; 2011), entre outros. A partir dos dados obtidos foi possível apreender percepções de avaliação que emergiram nos dizeres e práticas das docentes, sinalizando que a avaliação da aprendizagem ainda possui caráter pontual. Embora algumas falas expressem o entendimento de avaliação como processo, as contradições são evidenciadas, sobretudo pelas afirmações que apontam a preocupação com a metodologia e o planejamento, no entanto, a tomada de decisão não é visualizada. Desse modo, os olhares das docentes se distanciam da concepção de avaliação que oportuniza situações de aprendizagens.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.11.04-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoAprendizagemEscolar.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.