Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSa, Ingrid Rodrigues de-
dc.contributor.authorSilva, Eunice Maria da-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:33:16Z-
dc.date.available2022-10-07T23:33:16Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16491-
dc.description.abstractThis research brings as a discourse to analyze the exclusion marks in the daily life of EJA students in the city of Santa Brígida - BA, it sought to analyze social, economic and cultural aspects that characterized the profile of students in the early years of elementary school in this modality. In this article, the main objective is to bring out, from the voices of students, feelings and self-perceptions that reveal exclusion marks, these marks being one of the most present characteristics in the profiles of these subjects. This is a case study carried out at Escola Simião Alves de Matos, in the urban area of the municipality of Santa Brígida-BA, involving students from 1st to 6th grade. The theoretical foundation of the research took as reference authors, such as Ponce (1998), Santos (2003), Capucho (2012), Arroyo (2017), Freire (2019) and Saviani (2019). This work will focus on aspects related to life trajectories, especially the educational and educational paths of EJA students, this work sought to contribute to discussions that consider times, spaces and contexts as triggers for learning and producers of student identity relations.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectMarcas de exclusãopor
dc.subjectEducação de jovens e adultos (EJA)por
dc.subjectEstudantes da EJApor
dc.subjectExclusion markseng
dc.subjectYouth and adult educationeng
dc.subjectEJA studentseng
dc.titleMarcas da exclusão e educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeExclusion brands and education for young people and adultseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo as marcas de exclusão presentes no cotidiano dos estudantes da EJA do município de Santa Brígida - BA, buscando evidenciar aspectos sociais, econômicos e culturais que caracterizam o perfil dos estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental desta modalidade. Trata-se de um recorte da pesquisa apresentada como trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, com o objetivo principal de fazer emergir, a partir das vozes discentes, sentimentos e percepções de si que revelam marcas de exclusão. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, através de um estudo de caso realizado na Escola Simião Alves de Matos, na área urbana do município de Santa Brígida-BA, envolvendo 11 estudantes do 1º ao 6º ano, com informações coletadas através de questionário semiestruturado. A fundamentação teórica se deu a partir de autores, a exemplo de Ponce (1998), Santos (2003), Capucho (2012), Arroyo (2017), Freire (2019) e Saviani (2019). O que se conclui é que o público que adentra a sala de aula é diverso e convive com uma realidade adversa; não há homogeneidade, cada um possui raízes culturais, percursos de vidas diferenciados, e as marcas da exclusão são suas características comuns.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.11-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcasExclusaoEJA.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.