Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16492
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Condições acústicas no trabalho musical: um embate entre músicos e outsiders
Título(s) alternativo(s): Acoustic conditions in musical work: a clash between musicians and outsiders
Autor(es): Meneses, João Luís dos Santos
Data do documento: Set-2021
Resumo: Este artigo traz alguns resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo central foi investigar as relações de trabalho com música na cidade de Aracaju. Para este texto, contudo, é feito um recorte específico sobre as condições acústicas no trabalho e suas implicações na performance musical. Amparado no conceito de “Outsider” de Becker (2009) e “modos de relação com a música” de Campos (2007), busco mostrar como a incompreensão de determinadas pessoas – não musicistas – interfere na escolha da sonorização e no modo de interpretação, o que gera conflitos e, muitas vezes, lesões físicas para cantores e instrumentistas. Para tanto, utilizo-me da forma etnográfica e da ideia de “alteridade mínima” de Peirano (1999).
Abstract: This article brings some results of a master's research, whose main objective was to investigate the work relationships with music in the city of Aracaju. For this text, however, a specific cut is made about the acoustic conditions at work and their implications for musical performance. Supported by the concept of “Outsider” by Becker (2009) and “way of relating to music” by Campos (2007), I seek to show how the incomprehension of certain people – non-musicians – interferes in the choice of sound and the mode of interpretation, which generates conflicts and, many times, physical injuries for singers and instrumentalists. For that, I use the ethnographic form and the idea of “minimum otherness” by Peirano (1999).
Palavras-chave: Condições acústicas
Trabalho musical
Outsiders
Acoustic conditions
Work with music
Outsider
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.12.40
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16492
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CondicoesAcusticasTrabalhoMusical.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.