Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16498
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lemos, André | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Olívia Chaves de | - |
dc.contributor.author | Werneck, Everton | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T23:36:05Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T23:36:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16498 | - |
dc.description.abstract | El presente trabajo académico busca Sintetizar los contextos de implantación y de decadencia de los Centros Integrados de Educación Pública (CIEPs) por medio de un parámetro político-económico sostenido por la “Teoría de la Dependencia”. Tenemos em la relación entre la educación, desarrollo y hegemonía enfoque conceptual que delimita estos contextos, por los cuales las contradicciones políticas internas y las tensiones económicas externas impiden la posibilidad de la soberanía nacional e imponen la dependencia de modo servil al mercado mundial. Esa realidad es inherente a la calidad y al tipo de sistema educativo, en el que los CIEPs se presenten históricamente en el forma contrahegemónico, en un periodo que también fue marcado por muchas transiciones políticoinstitucionales y político-económicas en Brasil. Fue necesario, un esqueleto teórico sociológico en investigación teórica cualitativa, que envolvía aspectos históricos, económicos e institucionales, en un horizonte metodológico en el que se generaron preguntas como: ¿adónde se queria llegar con ese modelo escolar, y por qué fue tan atacado? | spa |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Hegemonia | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Educación | spa |
dc.subject | Hegemonía | spa |
dc.subject | Desarrollo | spa |
dc.title | Parâmetro político-econômico dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs): uma análise sociológica dos contextos da implantação e do declínio | pt_BR |
dc.title.alternative | Parámetro político-económico de los Centro Integrados de Educadión Pública (CIEP): um análisis sociológico de los contexto de implementación y decadência | spa |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho acadêmico busca sintetizar os contextos de implantação e de declínio dos Centros Integrados de Educação Públicas (CIEPs) através de um parâmetro político-econômico subsidiado pela “Teoria da Dependência”. Tem na relação entre educação, desenvolvimento e hegemonia o foco conceitual delimitador desses contextos, pelos quais as contradições políticas internas e as tensões econômicas externas limitam a possibilidade de soberania nacional e impõem a dependência de modo subserviente ao mercado mundial. Essa realidade, é inerente à qualidade e ao tipo de sistema educacional, em que os CIEPs se apresentam historicamente no formato contra-hegemônico, num período marcado por muitas transições político-institucionais e político-econômicas no Brasil. Demandamos, para tanto, um arcabouço teórico sociológico em pesquisa teórica qualitativa que envolve aspectos históricos, econômicos e institucionais, num horizonte metodológico em que se geram questionamentos como os de: onde queria-se chegar com esse modelo escolar, e por que foi tão atacado? | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.10 | - |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ParametroPolíticoEconomicoCIEPs.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.