Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLemos, André-
dc.contributor.authorOliveira, Olívia Chaves de-
dc.contributor.authorWerneck, Everton-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:36:05Z-
dc.date.available2022-10-07T23:36:05Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16498-
dc.description.abstractEl presente trabajo académico busca Sintetizar los contextos de implantación y de decadencia de los Centros Integrados de Educación Pública (CIEPs) por medio de un parámetro político-económico sostenido por la “Teoría de la Dependencia”. Tenemos em la relación entre la educación, desarrollo y hegemonía enfoque conceptual que delimita estos contextos, por los cuales las contradicciones políticas internas y las tensiones económicas externas impiden la posibilidad de la soberanía nacional e imponen la dependencia de modo servil al mercado mundial. Esa realidad es inherente a la calidad y al tipo de sistema educativo, en el que los CIEPs se presenten históricamente en el forma contrahegemónico, en un periodo que también fue marcado por muchas transiciones políticoinstitucionales y político-económicas en Brasil. Fue necesario, un esqueleto teórico sociológico en investigación teórica cualitativa, que envolvía aspectos históricos, económicos e institucionales, en un horizonte metodológico en el que se generaron preguntas como: ¿adónde se queria llegar con ese modelo escolar, y por qué fue tan atacado?spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHegemoniapor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectHegemoníaspa
dc.subjectDesarrollospa
dc.titleParâmetro político-econômico dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs): uma análise sociológica dos contextos da implantação e do declíniopt_BR
dc.title.alternativeParámetro político-económico de los Centro Integrados de Educadión Pública (CIEP): um análisis sociológico de los contexto de implementación y decadênciaspa
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho acadêmico busca sintetizar os contextos de implantação e de declínio dos Centros Integrados de Educação Públicas (CIEPs) através de um parâmetro político-econômico subsidiado pela “Teoria da Dependência”. Tem na relação entre educação, desenvolvimento e hegemonia o foco conceitual delimitador desses contextos, pelos quais as contradições políticas internas e as tensões econômicas externas limitam a possibilidade de soberania nacional e impõem a dependência de modo subserviente ao mercado mundial. Essa realidade, é inerente à qualidade e ao tipo de sistema educacional, em que os CIEPs se apresentam historicamente no formato contra-hegemônico, num período marcado por muitas transições político-institucionais e político-econômicas no Brasil. Demandamos, para tanto, um arcabouço teórico sociológico em pesquisa teórica qualitativa que envolve aspectos históricos, econômicos e institucionais, num horizonte metodológico em que se geram questionamentos como os de: onde queria-se chegar com esse modelo escolar, e por que foi tão atacado?pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.10-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ParametroPolíticoEconomicoCIEPs.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.