Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16500
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Educação do campo na perspectiva do viver e (re) pensar decolonial
Otros títulos : Rural education in the perspective of living and (re) thinking decolonial
Autor : Moura, Josivan dos Santos
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Este trabalho tem como propósito compreender questões a respeito da (de)colonialidade a partir de intelectuais sentipensantes para projetar como poderia se pensar a educação do campo nos dias atuais na perspectiva do viver e (re)pensar decolonial. Nesse sentido, a decolonialidade surge como um movimento de extrema importância para pensarmos em soluções de combate as políticas que vão de encontro aos interesses e necessidades do campesinato brasileiro. Para elucidarmos as questões relacionadas com o viver e (re)pensar decolonial, analisamos trechos de depoimentos de alguns participantes do IV colóquio colonialiadade/decolonialidade “latino-americano do poder, saber, ser” realizado na cidade de Salvador em abril de 2018. Os depoimentos analisados foram os de Catherine Walsh, Joselita Santos, Andreia Oliveira e Faiga Moreira. Para compreender o significado dos depoimentos utilizamos uma postura crítica capaz de enxergar as contradições existentes no modelo de organização política da sociedade, ancorado com o pensamento de teóricos como: Miguel Arroyo (2005), Aníbal Quijano (2005), Frantz Fanon (2008), Walter Mignolo (2008), Catherine Walsh (2013) entre outros.
Resumen : The purpose of this paper is to understand questions about (de)coloniality from sentipensante intellectuals to project how one might think the rural education in the present day in the perspective of living and (re)thinking decolonial. In this sense, decoloniality emerges as a movement of extreme importance to think of solutions to combat policies that meet the interests and needs of the Brazilian peasantry. To elucidate the issues related to living and (re)thinking decolonial, we analyzed excerpts from statements of some participants of the IV colloquium latin american coloniality / decoloniality "of power, knowledge and being" held in Salvador in April 2018. The statements analysed were from Catherine Walsh, Joselita Santos, Andreia Oliveira and Faiga Moreira. In order to understand the meaning of them we use a critical posture capable of seeing the contradictions existing in the model of political organization of society, anchored with the thought of theoreticians such as Miguel Arroyo (2005), Aníbal Quijano (2005), Frantz Fanon Walter Mignolo (2008), Catherine Walsh (2013) and others.
Palabras clave : Educação do campo
Modernidade
Colonialidade
Decolonialidade
Rural education
Modernity
Coloniality
Decoloniality
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16500
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EducacaoCampoPensarDecolonial.pdf129,27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.