Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16504
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A educação profissional brasileira como inclusiva ao mundo de trabalho |
Título(s) alternativo(s): | La educación profesional brasileña como inclusiva para el mundo del trabajo |
Autor(es): | Silva, João Carlos da |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | A população jovem e adulta busca no mundo do conhecimento qualificar-se para ingressar ou ascender no mundo corporativo, entre outras possibilidades se destaca que no trabalho é um “rito de passagem” da fase jovem para a adulta e, que se reflete na construção da identidade, além de outras variáveis sociais, desta forma, o objetivo da investigação se concentram em trazer à discussão da precariedade no trabalho de jovens e adultos entre 14 e 29 anos, por causa da baixa escolaridade no Brasil e dando como sugestão a educação profissionalizante para acender ao mercado de trabalho de forma decente. A metodologia proposta se configura como investigativa e exploratória de característica no campo do trabalho da juventude, além do aumento do interesse em cursos profissionalizantes. O resultado apresentado será uma análise crítica/reflexiva representada neste artigo com os elementos que possam contribuir a sociedade e, que está relacionada a inclusão dos jovens/adultos no mundo do trabalho decente. |
Abstract: | La población joven y adulta busca en el mundo del conocimiento calificar para ingresar o ascender al mundo corporativo, entre otras posibilidades, se destaca que en el trabajo es un "rito de paso" de la fase joven a la adulta y, lo que se refleja en la construcción de la identidad, además de otras variables sociales, por lo tanto, el objetivo de la investigación se centra en llevar a la discusión del trabajo precario de jóvenes y adultos entre 14 y 29 años, debido a la baja escolaridad en Brasil y dando como sugerencia la educación vocacional para iluminar el mercado de trabajo de una manera decente. La metodología propuesta se configura como una característica investigativa y exploratoria en el campo del trabajo juvenil, además del creciente interés en los cursos vocacionales. El resultado presentado será un análisis crítico/reflexivo representado en este artículo con los elementos que pueden aportar a la sociedad y, que se relaciona con la inclusión de los jóvenes/adultos en el mundo del trabajo decente. |
Palavras-chave: | Inclusão social Educação profissional Trabalho decente Inclusión social Educación profesional Trabajo decente |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.01.32 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16504 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducacaoProfissionalBrasileiraMundoTrabalho.pdf | 122,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.