Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16504
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A educação profissional brasileira como inclusiva ao mundo de trabalho
Título(s) alternativo(s): La educación profesional brasileña como inclusiva para el mundo del trabajo
Autor(es): Silva, João Carlos da
Data do documento: Set-2021
Resumo: A população jovem e adulta busca no mundo do conhecimento qualificar-se para ingressar ou ascender no mundo corporativo, entre outras possibilidades se destaca que no trabalho é um “rito de passagem” da fase jovem para a adulta e, que se reflete na construção da identidade, além de outras variáveis sociais, desta forma, o objetivo da investigação se concentram em trazer à discussão da precariedade no trabalho de jovens e adultos entre 14 e 29 anos, por causa da baixa escolaridade no Brasil e dando como sugestão a educação profissionalizante para acender ao mercado de trabalho de forma decente. A metodologia proposta se configura como investigativa e exploratória de característica no campo do trabalho da juventude, além do aumento do interesse em cursos profissionalizantes. O resultado apresentado será uma análise crítica/reflexiva representada neste artigo com os elementos que possam contribuir a sociedade e, que está relacionada a inclusão dos jovens/adultos no mundo do trabalho decente.
Abstract: La población joven y adulta busca en el mundo del conocimiento calificar para ingresar o ascender al mundo corporativo, entre otras posibilidades, se destaca que en el trabajo es un "rito de paso" de la fase joven a la adulta y, lo que se refleja en la construcción de la identidad, además de otras variables sociales, por lo tanto, el objetivo de la investigación se centra en llevar a la discusión del trabajo precario de jóvenes y adultos entre 14 y 29 años, debido a la baja escolaridad en Brasil y dando como sugerencia la educación vocacional para iluminar el mercado de trabajo de una manera decente. La metodología propuesta se configura como una característica investigativa y exploratoria en el campo del trabajo juvenil, además del creciente interés en los cursos vocacionales. El resultado presentado será un análisis crítico/reflexivo representado en este artículo con los elementos que pueden aportar a la sociedad y, que se relaciona con la inclusión de los jóvenes/adultos en el mundo del trabajo decente.
Palavras-chave: Inclusão social
Educação profissional
Trabalho decente
Inclusión social
Educación profesional
Trabajo decente
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.01.32
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16504
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoProfissionalBrasileiraMundoTrabalho.pdf122,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.