Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16509
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faria, Ianna Patrícia Inácia | - |
dc.contributor.author | Novaes, Edmara Carvalho | - |
dc.contributor.author | Reis, Maria Celeste | - |
dc.contributor.author | Souza, Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T23:40:25Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T23:40:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16509 | - |
dc.description.abstract | Este trabajo presenta resultados de estudio que tuvo como objetivo mapear y analizar artículos académicos presentes en el campo de la Educación Matemática sobre Etnomatemática y Territorio en el periodo de 2010 a 2020. El debate teórico presenta discusiones referidas a la Etnomatemática y Territorio y una mayor profundización conceptual de la matemática en la formación holística del sujeto, relacionando su realidad con el mundo en el cual se inserta. Se utiliza, como metodología, la Revisión Bibliográfica Sistematizada para colecta de datos en el portal de revistas de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Nivel Superior (CAPES) en artículos publicados en ámbito nacional e internacional. Este estudio es parte de una investigación en fase inicial, pero los resultados indican la necesidad de investigaciones en el campo de las Etnomatemáticas sobre prácticas matemáticas de los estudiantes, de modo general, y considerar el territorio como una categoría de análisis en las investigaciones. | spa |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | por |
dc.subject | Território | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Enseñanza-aprendizaje | spa |
dc.title | Revisão bibliográfica sistematizada sobre artigos acadêmicos publicados no Brasil de 2010 a 2020 sobre etnomatemática e território | pt_BR |
dc.title.alternative | Revisión bibliográfica sistematizada sobre artículos académicos publicados en Brasil de 2010 a 2020 sobre etnomatemática y territorio | spa |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta resultados de estudo que objetivou mapear e analisar artigos acadêmicos presentes no campo da Educação Matemática sobre Etnomatemática e Território no período de 2010 a 2020. O debate teórico apresenta discussões referentes à Etnomatemática e Território e maior aprofundamento conceitual da matemática na formação holística do sujeito, relacionando sua realidade ao mundo no qual está inserido. Utiliza-se, como metodologia, a Revisão Bibliográfica Sistematizada para coleta de dados no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em artigos publicados no âmbito nacional e internacional. Este estudo é parte de uma pesquisa em fase inicial, mas os resultados indicam a necessidade de investigações no campo da Etnomatemática sobre práticas matemáticas de estudantes, de modo geral, e de se considerar o território como categoria de análise nas pesquisas. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.11 | - |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RevisaoBibliograficaSistematizadaEtnomatematicaTerritorio.pdf | 210,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.