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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSena, Ketlim Karoline da Silva-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:40:51Z-
dc.date.available2022-10-07T23:40:51Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16512-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectAbandono escolarpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectAnos finais do Ensino Fundamentalpor
dc.titleA evasão escolar nos anos finais do ensino fundamental: uma análise das dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (2010-2020)pt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo é decorrente do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco/Campus Petrolina. A evasão escolar nos anos finais do Ensino Fundamental pode comprometer o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos estudantes desse segmento do ensino. O trabalho teve como objetivo analisar as contribuições das dissertações acerca da evasão escolar nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, escolhemos as dissertações disponíveis na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, depositadas no período de 2010 a 2020. Para tanto, optamos pela abordagem qualitativa, a metodologia utilizada foi a pesquisa documental. A análise dos dados revela que a desestruturação da família aliada ao consumo de álcool pelos adolescentes é um dos fatores que contribui para o abandono/evasão escolar nesse seguimento do ensino, bem como evidencia a quase ausência de dissertações que abordem essa temática. Conclui-se que esse tema carece de mais estudos na pós-graduação stricto sensu, mestrado, a nível nacional e a necessidade do trabalho articulado entre a escola, a família, o poder público e a sociedade no enfrentamento à evasão escolar.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.01.30-
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