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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16522
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Formação da identidade docente tecida nas experiências do estágio em docência universitária |
Título(s) alternativo(s): | Formación de la identidad docente tejida en las experiencias de pasantía en docencia universitaria |
Autor(es): | Oliveira, Lecia Carneiro de |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | Compreendendo a relevância da profissão do professor, responsável por formar as demais profissões, neste trabalho, discute como se constitui a identidade docente de um professor a partir das experiências do estágio em docência por mestrandos. O estudo originou-se de uma pesquisa qualitativa produzida em um grupo de estudos, a qual se encontra em fase final. O objetivo principal é compreender como estudantes de mestrado têm desenvolvido a identidade docente a partir da ação homológica das práticas desenvolvidas por seus professores da pós-graduação. O caminho metodológico teve como base os estudos (auto)biográficos. Como dispositivo, as entrevistas narrativas. Os participantes são estudantes de mestrado de cursos stricto sensu de uma universidade pública baiana. A pesquisa ancora-se nas teorias de Freitas (2016), Nóvoa (2009), Pimenta e Anastasiou (2002), Pozo (2002), Silva e Alves (2020), Tardif (2002). O estudo revelou que os pósgraduandos concebem as vivências da pós-graduação como essencial na construção de suas carreiras. Ademais, consideram como um espaço fecundo de troca de saberes e aprendizagem homológica, em que as experiências contribuem para a produção da identidade docente do professor universitário. |
Abstract: | Entendiendo la relevancia de la profesión docente, responsable de la formación de las otras profesiones, este artículo analiza cómo se constituye la identidad docente de un docente a partir de las experiencias de la pasantía docente de los estudiantes de maestría. El estudio se originó a partir de una investigación cualitativa producida en un grupo de estudios, que se encuentra en su fase final. El objetivo principal es comprender cómo los estudiantes de maestría han desarrollado la identidad docente a partir de la acción homóloga de las prácticas desarrolladas por sus profesores graduados. El camino metodológico se basó en estudios (auto) biográficos. Como dispositivo, las entrevistas narrativas. Los participantes son estudiantes de maestría de cursos stricto sensu en una universidad pública en Bahía. La investigación se basa en las teorías de Freitas (2016), Nóvoa (2009), Pimenta y Anastasiou (2002), Pozo (2002), Silva y Alves (2020), Tardif (2002). El estudio reveló que los estudiantes de posgrado conciben las experiencias de la educación de posgrado como esenciales para construir sus carreras. Además, lo consideran un espacio fructífero para el intercambio de conocimientos y aprendizajes homológicos, en el que las experiencias contribuyen a la producción de la identidad docente del profesor universitario. |
Palavras-chave: | Pós-graduação Estágio docência Identidade docente Posgrado Pasantía docente Identidad docente |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.04.22 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16522 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
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