Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Marcia Evangelista da Silva-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:49:06Z-
dc.date.available2022-10-07T23:49:06Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16531-
dc.description.abstractAddressing the theme of historical literacy, we started this work plan with the aim of investigating the teachers' conception of the subject and how they are developing their History classes for the early years of elementary school in some schools in the municipality of Barra dos Coqueiros/Sergipe . With the collection of data and the feedback of the answers, it was possible to identify resources used for the discipline and to realize what the concept has the participating teachers, the results show that despite following the guidelines of the Common Curriculum Base (BNCC) reform with the use of state curriculum that move towards the development of a historical awareness with an epistemological base and similar to the theoretical bases debated within the academic universe, teachers do not have a satisfactory conceptualization.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectAlfabetização históricapor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)por
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectHistorical literacypor
dc.subjectCommon Curriculum Basepor
dc.subjectHistorypor
dc.titleAlfabetização histórica e a BNCC em escolas municipais de Barra dos Coqueiros/Sergipept_BR
dc.title.alternativeHistorical literacy and BNCC in municipal schools in Barra dos Coqueiros/Sergipeeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoAbordando a temática alfabetização histórica iniciamos este plano de trabalho com o objetivo de investigar a concepção docente sobre o tema e como estes estão desenvolvendo suas aulas da disciplina de História para os anos iniciais do ensino fundamental em algumas escolas do município de Barra dos Coqueiros/Sergipe. Com a coleta dos dados e o retorno das respostas foi possível identificar recursos utilizados para a disciplina e perceber qual o conceito possue os professores participantes, os resultados apontam que apesar de seguirem as diretrizes da reforma da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) com a utilização do currículo do estado que caminham para o desenvolvimento de uma consciência histórica de base epistemológica e semelhante com as bases teóricas debatidas dentro do universo acadêmico os docentes não possuem uma conceitualização satisfatória.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.06-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlfabetizacaoHistoricaBNCC.pdf122,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.