Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16533
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | O lugar da avaliação da aprendizagem no contexto da formação inicial de professores de ciências biológicas |
Otros títulos : | The place of assessment of learning in the context of initial teacher training in biological sciences |
Autor : | Miranda, Joseval dos Reis Silva, Flávio Vieira Carvalho da Camarotti, Maria de Fátima |
Fecha de publicación : | sep-2021 |
Resumen: | Esta pesquisa tem como objetivos analisar as concepções sobre avaliação da aprendizagem dos docentes e discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e identificar entre os discentes de LCB da UFPB como as vivências em seu curso que promoveram a reflexão e preparação para o processo de avaliação da aprendizagem. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso que tem como abordagem a pesquisa qualiquantitativa e exploratória. Os dados foram coletados através de questionários junto ao público-alvo que são docentes e discentes do curso de LCB da UFPB, Campus I, João Pessoa. A análise e intepretação dos dados foram realizadas através da análise de conteúdo. Os resultados indicam que tanto os docentes quanto discentes associam o tema e concepções distintas. Desse modo, a avaliação da aprendizagem tem sido concebida no curso de LCB mediada por diversas visões e práticas distintas, nas quais ainda se perduram a avaliação sendo exercida apenas pela lógica tradicional, na qual se conservam elementos de uma ação de verificação da aprendizagem, através de momentos estanques que ocorrem pela aplicação de exames. |
Resumen : | This research aims to analyze the conceptions about learning evaluation of the teachers and students of the undergraduate course in Biological Sciences (CBS) of the Federal University of Paraíba (FUPB) and identify, among the CBS of the FUPB, as the experiences in their course that promoted reflection and preparation for the learning evaluation process. The research is characterized as a case study that has as approach, the qualitative-quantitative research and exploratory. The data was collected by surveying the target audience, which are, teachers and students of the Graduation UCBS of the UFPB, Campus I, João Pessoa. Data analysis and interpretation were performed through content analysis. The results indicate that, both teachers and students associate the theme and different conceptions. Thus, the evaluation of learning has been conceived in the Graduation CBS mediated by several different visions and practices, in which the evaluation is still carried out only by traditional logic, in which elements of action of verification of learning are preserved through isolated moments that occur through the application of exams. |
Palabras clave : | Processos avaliativos Formação docente Educação superior Evaluative processes Teacher training Higher education |
ISSN : | 1982-3657 |
Es parte de: | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.04 |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16533 |
Aparece en las colecciones: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LugarAvaliacaoAprendizagemContexto.pdf | 136,34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.