Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Dayane Rocha de-
dc.contributor.authorCalil, Eduardo-
dc.contributor.authorSilva, Maria Auxiliadora da-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:50:25Z-
dc.date.available2022-10-07T23:50:25Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16535-
dc.description.abstractThis work goals to analyze the creation of the characters names in story invented by a dyad of 2nd year elementary school students in Portugal, considering the metalinguistic activity and oral erasures in a collaborative writing situation. Based on the field of Textual Genetics, through a linguisticenunciative approach, we will seek to identify which metalinguistic activities are present in the dyad's choices in the construction of characters names, relating them to oral erasures, whether they are commented on in a simple or unfolded way, as well as which categories these names fall into. In this study, we understand that many student’s reflections on the choice of names come from intertextual relations, since we found that the construction of these names starts, generally, from the children's cultural environment, especially from TV, biblical stories, from Greek tragedies and stories read in the classroom and at home, as well as the kinship references experienced by the students. We also identified how ideas arise in these constructions in the collaborative text, in addition to observing how students seek to follow the teacher's guidelines to the letter. Furthermore, we conclude that the collaborative model enables more efficient interactions among students, with regard to metalinguistic development.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEscrita colaborativapor
dc.subjectRasura oralpor
dc.subjectAtividade metalinguísticapor
dc.subjectCollaborative writingeng
dc.subjectOral erasureeng
dc.subjectMetalinguistic activityeng
dc.titleA criação dos nomes dos personagens em histórias inventadas: a atividade metalinguística relacionada às rasuras orais em uma situação de escrita colaborativapt_BR
dc.title.alternativeCreating character names in made-up stories: the metalinguistic activity related to oral erasures in a collaborative writing situationeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar a criação dos nomes das personagens em uma história inventada por uma díade de alunos do 2º ano do ensino fundamental, em Portugal, considerando a atividade metalinguística e as rasuras orais em uma situação de escrita colaborativa. Embasados pelo campo da Genética Textual, através de uma abordagem linguístico-enunciativa, buscaremos identificar quais atividades metalinguísticas estão presentes nas escolhas da díade na construção dos nomes das personagens, relacionando-as às rasuras orais, se elas são comentadas de forma simples ou desdobradas, bem como em quais categorias esses nomes se encaixam. Neste estudo, compreendemos que muitas reflexões dos alunos para a escolha dos nomes vêm das relações intertextuais, visto que verificamos que a construção desses nomes parte, em sua maioria, do ambiente cultural das crianças, principalmente da TV, das histórias bíblicas, das tragédias gregas e de histórias lidas na sala de aula e em casa, bem como dos referencias de parentesco vivenciados pelos alunos. Identificamos também como as ideias surgem nessas construções no texto em colaboração, além de observar como os estudantes tentam seguir à risca as orientações da professora. Ademais, concluímos que o modelo colaborativo possibilita interações mais eficientes dos estudantes, no que tange ao desenvolvimento metalinguístico.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.09.08-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CriacaoNomesPersonagensHistoriasInventadas.pdf123,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.