Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16535
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : A criação dos nomes dos personagens em histórias inventadas: a atividade metalinguística relacionada às rasuras orais em uma situação de escrita colaborativa
Otros títulos : Creating character names in made-up stories: the metalinguistic activity related to oral erasures in a collaborative writing situation
Autor : Oliveira, Dayane Rocha de
Calil, Eduardo
Silva, Maria Auxiliadora da
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Este trabalho objetiva analisar a criação dos nomes das personagens em uma história inventada por uma díade de alunos do 2º ano do ensino fundamental, em Portugal, considerando a atividade metalinguística e as rasuras orais em uma situação de escrita colaborativa. Embasados pelo campo da Genética Textual, através de uma abordagem linguístico-enunciativa, buscaremos identificar quais atividades metalinguísticas estão presentes nas escolhas da díade na construção dos nomes das personagens, relacionando-as às rasuras orais, se elas são comentadas de forma simples ou desdobradas, bem como em quais categorias esses nomes se encaixam. Neste estudo, compreendemos que muitas reflexões dos alunos para a escolha dos nomes vêm das relações intertextuais, visto que verificamos que a construção desses nomes parte, em sua maioria, do ambiente cultural das crianças, principalmente da TV, das histórias bíblicas, das tragédias gregas e de histórias lidas na sala de aula e em casa, bem como dos referencias de parentesco vivenciados pelos alunos. Identificamos também como as ideias surgem nessas construções no texto em colaboração, além de observar como os estudantes tentam seguir à risca as orientações da professora. Ademais, concluímos que o modelo colaborativo possibilita interações mais eficientes dos estudantes, no que tange ao desenvolvimento metalinguístico.
Resumen : This work goals to analyze the creation of the characters names in story invented by a dyad of 2nd year elementary school students in Portugal, considering the metalinguistic activity and oral erasures in a collaborative writing situation. Based on the field of Textual Genetics, through a linguisticenunciative approach, we will seek to identify which metalinguistic activities are present in the dyad's choices in the construction of characters names, relating them to oral erasures, whether they are commented on in a simple or unfolded way, as well as which categories these names fall into. In this study, we understand that many student’s reflections on the choice of names come from intertextual relations, since we found that the construction of these names starts, generally, from the children's cultural environment, especially from TV, biblical stories, from Greek tragedies and stories read in the classroom and at home, as well as the kinship references experienced by the students. We also identified how ideas arise in these constructions in the collaborative text, in addition to observing how students seek to follow the teacher's guidelines to the letter. Furthermore, we conclude that the collaborative model enables more efficient interactions among students, with regard to metalinguistic development.
Palabras clave : Escrita colaborativa
Rasura oral
Atividade metalinguística
Collaborative writing
Oral erasure
Metalinguistic activity
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.09.08
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16535
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CriacaoNomesPersonagensHistoriasInventadas.pdf123,92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.