Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16541
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O protagonismo do centro de mídias do Amazonas nas inovações em práticas e metodologias de educação em lugares remotos
Título(s) alternativo(s): El protagonismo del centro de medios de comunicación de Amazonas en las innovaciones de las prácticas y metodologías educativas en sitios remotos
Autor(es): Rodrigues, Maria da Conceição Oliveira
Monteiro, Wilmara Cruz Messa
Souza, Ana Claudia Ribeiro de
Data do documento: Set-2021
Resumo: A alternativa para levar a educação básica para alunos de comunidades remotas do estado do Amazonas veio através do Centro de Mídias de Educação do Amazonas-CEMEAM. Este estudo advém de experiências do cotidiano de trabalho no CEMEAM, com intuito de apresentar a relevância deste departamento da Secretaria de Estado da Educação e Desporto-SEDUC-AM, principalmente em relação à possibilidade de acesso, permanência e êxito de jovens e adultos das mais longínquas localidades do interior do estado do Amazonas. Primeiramente, discute-se a partir de uma abordagem das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC, e se reflete sobre o protagonismo do CEMEAM nesse contexto da TDIC. Em um segundo momento, discorre-se sobre a historicidade do CEMEAM, com um breve destaque aos dados coletados de sistemas de acompanhamento. Em seguida, apresenta-se os aplicativos e as plataformas utilizadas, e referência as conquistas do Centro desde a sua criação, com um breve olhar às ações estabelecidas no período pandêmico vivenciado desde 2020. Por fim, apresenta-se as impressões que se constituíram a partir das vivências na SEDUC-AM.
Abstract: La alternativa de llevar la educación básica a estudiantes de comunidades remotas del estado de Amazonas llegó a través del Centro de Medios de Educación de Amazonas-CEMEAM. Este estudio surge de las experiencias del trabajo diario en el CEMEAM, con el fin de presentar la relevancia de este departamento de la Secretaría de Estado de Educación y Deportes-SEDUC-AM, especialmente en relación con la posibilidad de acceso, permanencia y éxito de los jóvenes y adultos de las localidades más remotas del interior del estado de Amazonas. En primer lugar, se discute desde un enfoque de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación-TDIC, y se reflexiona sobre el protagonismo del CEMEAM en este contexto de TDIC. En un segundo momento, se discute la historicidad del CEMEAM, con un breve énfasis en los datos recogidos de los sistemas de monitoreo. A continuación, se presentan las aplicaciones y plataformas utilizadas, y se hace referencia a los logros del Centro desde su creación, con una breve mirada a las acciones establecidas en el periodo de pandemia vivido desde 2020. Finalmente, se presentan las impresiones que se constituyeron a partir de las experiencias en SEDUC-AM.
Palavras-chave: Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM)
Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEDUC/AM)
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.01.25
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16541
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProtagonismoCentroMidiasAmazonas.pdf138,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.