Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16543
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O brincar na educação infantil e nas práticas de professoras
Título(s) alternativo(s): Playing in early childhood education and teacher practices
Autor(es): Reis, Janice Anacleto Pereira dos
Data do documento: Set-2021
Resumo: Brincar além de direito da criança é linguagem pela, a qual, ela produz cultura. Desta forma, as propostas nas instituições de educação infantil devem ser norteadas pelos eixos as interações e brincadeiras, com objetivo de desenvolvimento integral da criança. Nessa perspectiva, este trabalho é recorte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande-PB, realizada entre os anos de 2017 e 2019, que teve por objeto o brincar na educação infantil. Para essa discussão, trazemos o brincar em duas instituições de educação infantil, no município de Lagoa Seca-PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos são a observação e a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados, nos valemos do método Núcleos de Significação. A pesquisa apontou que o brincar é regulado nas instituições de educação infantil investigadas. Cerca de trinta minutos é o tempo permitido para as brincadeiras mais livres entre as crianças, nas áreas externas das instituições. Nas salas, o brincar tem por função o desenvolvimento infantil e das linguagens matemática e escrita. Notamos ainda, um aparente desconhecimento por parte das professoras do brincar como produção cultural.
Abstract: In addition to being a right, playing is the language by which children produce culture. In this way, the proposals in early childhood education institutions should be guided by the axes interactions and games, aiming at children integral development In this perspective, this work is an excerpt from graduation research from the Graduate Program in Education at the Federal University of Campina Grande-PB Brazil, whose object is the act of playing in early childhood education. For this discussion, we bring the playing in two early childhood education institutions from the town of Lagoa Seca-PB. It is a qualitative research whose procedures are observation and semi-structured interview. For data analysis, we use the Nuclei of Signification method. The research pointed out that in the institutions of early childhood education investigated, the times for playing are regulated. The time for free playing amongst children in the external areas of the institutions is around thirty minutes. In classrooms, playing has the function of taking care of children's free time and complementing child development, and for the on geometric, mathematical and written languages. We also noticed an apparent lack of knowledge on the part of teachers concerning playing as cultural production.
Palavras-chave: Brincar
Educação infantil
Prática pedagógica
Playing
Early childhood education
Pedagogical practice
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.01.20
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16543
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrincarEducacaoInfantilPraticasProfessoras.pdf153,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.