Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16574
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Sidney Leandro de | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Priscila de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Tavares, Jussara da Silva Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-08T00:00:54Z | - |
dc.date.available | 2022-10-08T00:00:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-08 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16574 | - |
dc.description.abstract | This article presents discussions on gender issues in fluid, sensitive and performative expressiveness. Therefore, the writing of the show Chamem Toda As Marias (built in the extension project, and the dance group, Aldeia Mangue, in the Degree in Dance at the Federal University of Sergipe) and the reflections of gender in the intersection between context and the voice itself in the creation experience. In this sense, the objective is to mediate the debate about existing tensions about perspectives in gender performances in the spectacle with the group and the persona evidenced in the expression man-woman-animal-elements of nature. A path of resistance and transformation, in a collective sense and learning about equity. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Dança | por |
dc.subject | Criação | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Dance | eng |
dc.subject | Creation | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.title | Processos de resistência, transformação, encontros poéticos com a ancestralidade e expressividades de gênero no espetáculo Chamem Todas as Marias | pt_BR |
dc.title.alternative | Process of resistance, transformation and poetic encounters with ancestrality and gender expressivities in the spectacle "Chamem Todas as Marias" | eng |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo são apresentadas discussões sobre questões de gênero em expressividades fluídas, sensíveis e performáticas. Por isso foi analisada a escrita do espetáculo Chamem Todas As Marias (construído no Projeto de extensão e grupo de dança, Aldeia Mangue, no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe) e as reflexões de gênero no cruzamento entre o contexto e a própria voz na experiência de criação. Nesse sentido, o objetivo é mediar o debate acerca de tensões existentes sobre perspectivas nas performances de gênero no espetáculo com o grupo e a persona evidenciada na expressão homem-mulher-bicho-elementos da natureza. Um trajeto de resistência e de transformação, num sentido coletivo e aprendizado sobre equidade. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.12.03 | - |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProcessosResistenciaTransformacao.pdf | 126,97 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.