Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Sidney Leandro de-
dc.contributor.authorRodrigues, Priscila de Oliveira-
dc.contributor.authorTavares, Jussara da Silva Rosa-
dc.date.accessioned2022-10-08T00:00:54Z-
dc.date.available2022-10-08T00:00:54Z-
dc.date.issued2021-08-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16574-
dc.description.abstractThis article presents discussions on gender issues in fluid, sensitive and performative expressiveness. Therefore, the writing of the show Chamem Toda As Marias (built in the extension project, and the dance group, Aldeia Mangue, in the Degree in Dance at the Federal University of Sergipe) and the reflections of gender in the intersection between context and the voice itself in the creation experience. In this sense, the objective is to mediate the debate about existing tensions about perspectives in gender performances in the spectacle with the group and the persona evidenced in the expression man-woman-animal-elements of nature. A path of resistance and transformation, in a collective sense and learning about equity.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectDançapor
dc.subjectCriaçãopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectDanceeng
dc.subjectCreationeng
dc.subjectGendereng
dc.titleProcessos de resistência, transformação, encontros poéticos com a ancestralidade e expressividades de gênero no espetáculo Chamem Todas as Mariaspt_BR
dc.title.alternativeProcess of resistance, transformation and poetic encounters with ancestrality and gender expressivities in the spectacle "Chamem Todas as Marias"eng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo são apresentadas discussões sobre questões de gênero em expressividades fluídas, sensíveis e performáticas. Por isso foi analisada a escrita do espetáculo Chamem Todas As Marias (construído no Projeto de extensão e grupo de dança, Aldeia Mangue, no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe) e as reflexões de gênero no cruzamento entre o contexto e a própria voz na experiência de criação. Nesse sentido, o objetivo é mediar o debate acerca de tensões existentes sobre perspectivas nas performances de gênero no espetáculo com o grupo e a persona evidenciada na expressão homem-mulher-bicho-elementos da natureza. Um trajeto de resistência e de transformação, num sentido coletivo e aprendizado sobre equidade.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.12.03-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProcessosResistenciaTransformacao.pdf126,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.