Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16594
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorCosta, Cristiana Marinho da-
dc.date.accessioned2022-10-08T00:08:00Z-
dc.date.available2022-10-08T00:08:00Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16594-
dc.description.abstractIn the current educational scenario, there is the hybrid teaching called the training model through which face-to-face teaching activities are combined with others carried out at a distance and supported by information and communication technology (ICT). Its purpose is to contribute to achieving the desired educational goals based on the advantages offered by each environment. The learning process in this modality, developed by active methodologies, refer to integrative practices capable of transposing students from the traditional environment (classroom) to a place of decisionmaking, experimentation and significant practices. We aim to understand the teacher training format for hybrid teaching and its relationship with science education. It is a qualitative research, in exploratory mode, developed from current productions in the area and application of a questionnaire on the subject with science teachers. The results reveal that teaching practices from the perspective of active methodologies provide students with motivation and curiosity about scientific knowledge, enhancing their engagement in tasks. The object of study is supported by authors such as: Christensen, Horn, Staker, Valente, Moran among others. Furthermore, the use of this practice provides the teacher with formative experiences, developing new skills and building other knowledge to improve their educational praxis.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectHybrid teachingeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectTeacher formationeng
dc.titleInterfaces entre o ensino híbrido e o ensino de ciências na formação docentept_BR
dc.title.alternativeInterfaces between hybrid teaching and science teaching in teacher educationeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoNo cenário atual educacional, encontra-se o ensino híbrido denominado modelo de formação pelo qual se combinam atividades de ensino presenciais, com outras realizadas a distância e apoiadas em tecnologia da informação e comunicação (TIC). Sua finalidade é contribuir para alcançar os objetivos educacionais desejados a partir das vantagens que oferece cada ambiente. O processo de aprendizagem nessa modalidade, desenvolvido pelas metodologias ativas, remetem a práticas integralizadoras capazes de transpor os alunos do ambiente tradicional (sala de aula) a um lugar de tomada de decisões, experimentações e práticas significativas. Objetivamos compreender o formato de formação docente para o ensino híbrido e suas relações com o ensino de ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade exploratória, desenvolvida a partir de produções atuais da área e aplicação de questionário sobre a temática com professores de ciências. Os resultados revelam que práticas de ensino na perspectiva das metodologias ativas propiciam motivação e curiosidade dos alunos sobre conhecimentos científicos, potencializando o engajamento nas tarefas. O objeto de estudo é fundamentado por autores como: Christensen, Horn, Staker, Valente, Moran entre outros. Ademais, o uso dessa prática propícia experiências formativas ao professor, desenvolvendo novas habilidades e construindo outros saberes para melhoraria de sua práxis educacional.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.04.01-
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
InterfacesEnsinoHibridoEnsinoCiencias.pdf131,2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.