Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16595
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorLima, Luciana de-
dc.contributor.authorNobre, Augusto Feynman Dias-
dc.contributor.authorSena, Thayana Brunna Queiroz Lima-
dc.date.accessioned2022-10-08T00:08:08Z-
dc.date.available2022-10-08T00:08:08Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16595-
dc.description.abstractThe objective is to describe the technological and methodological aspects of undergraduate students who participated in the Pedagogical Residence (RP) of Biology at the Federal University of Ceará (UFC). The research is exploratory with the application of a questionnaire with 20 graduates of the RP Program between 2018 and 2019. In the data analysis, inferences based on the Discursive Textual Analysis were developed. Together with these procedures, the frequencies of the results obtained were calculated considering three categories: digital equipment, digital resources, and methodological approaches. It is inferred that the residents were guided by expository classes, centered on the teacher using their digital equipment for the presentation of content through digitized audiovisual resources.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectResidência pedagógicapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectTecnologia digital da informação e comunicação (TDIC)por
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectAnálise textual discursivapor
dc.subjectPedagogical residenceeng
dc.subjectBiology teachingeng
dc.subjectInformation and communication digital technologyeng
dc.subjectTeaching methodologyeng
dc.subjectDiscursive textual analysiseng
dc.titleResidência pedagógica em biologia: relação entre aspectos tecnológicos e metodológicospt_BR
dc.title.alternativePedagogical residence in biology: relationship between technological and methodological aspectspor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO objetivo é descrever os aspectos tecnológicos e metodológicos utilizados pelos licenciandos que participaram da Residência Pedagógica (RP) de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa é exploratória com aplicação de um questionário com 20 licenciandos do Programa RP ocorrido entre 2018 e 2019. Na análise de dados foram desenvolvidas inferências pautadas na Análise Textual Discursiva. Conjuntamente com esses procedimentos foram calculadas as frequências dos resultados obtidos considerando-se três categorias: equipamentos digitais, recursos digitais e procedimentos metodológicos. Infere-se que os residentes se pautaram em aulas expositivas, centradas no professor, fazendo uso de equipamentos digitais próprios para a apresentação de conteúdos por meio de recursos audiovisuais digitalizados.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.01-
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ResidenciaPedagogicaBiologia.pdf122,94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.