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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16665
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Cléverton de Rezende | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T21:02:29Z | - |
dc.date.available | 2022-10-19T21:02:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cléverton de Rezende. Trilha interpretativa virtual: estratégia de educação ambiental no Parque Nacional Serra de Itabaiana - Sergipe. 2021. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16665 | - |
dc.description.abstract | Brazil owns an exotic natural heritage with a high diversity of biotic and abiotic natural assets. In this context, the creation of Conservation Units, such as the Serra de Itabaiana-SE National Park, is essential as a policy of environmental valuation and protection. Thus, the development of practices in Environmental Education seeks to raise the awareness of students, in this study, at Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, facing the environmental crisis. Thus, this work has as general objective to develop Environmental Education strategies aimed at valuing and conserving the geodiversity of the PARNA Serra de Itabaiana-SE. To this end, a bibliographic survey on the subject was carried out. Field activities were also carried out to recognize the social and environmental impacts and a semi-structured interview with the person responsible for managing PARNA. In the school environment, remotely, questionnaires were applied and workshops were held on the importance of CUs, with an emphasis on PARNA and Environmental Education as an alternative to the environmental crisis, and, consequently, the degradation of abiotic elements - geodiversity. The results achieved demonstrated the need to develop practices in Environmental Education in protected spaces for a connection between society and nature, for example, the environmental interpretation through virtual tools. PARNA is a Conservation Unit category of the strict protection group, consolidated as the only National Park in the state. Faced with threats to the natural heritage, urban and agricultural expansion, deforestation, clandestine trails, inadequate disposal of solid waste, fires, illegal hunting, mineral exploration and disordered tourism stand out. In this context, there is an urgent need to recognize and value the geodiversity of PARNA, as a support for the conservation of biodiversity. Thus, there is a need to develop strategies in Environmental Education, such as the Virtual Interpretative Trail consisting of an application “PARNASI” and an “Informative – Instructional Guide”. These tools were added to the workshops and discussions held, resulting in reflections aimed at raising awareness and social mobilization in formal education through Environmental Education, enabling the recognition, appreciation and protection of the socio-biodiversity of the PARNA Serra de Itabaiana Conservation Unit, SE. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Geodiversidade | por |
dc.subject | Proteção ambiental | por |
dc.subject | Unidades de Conservação | por |
dc.subject | Metodologia interpretativa | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Geodiversity | eng |
dc.subject | Conservation units | eng |
dc.subject | Interpretive methodology | eng |
dc.title | Trilha interpretativa virtual: estratégia de educação ambiental no Parque Nacional Serra de Itabaiana - Sergipe | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Marcia Eliane Silva | - |
dc.description.resumo | O Brasil é dono de um exótico patrimônio natural com elevada diversidade de bens naturais bióticos e abióticos. Nesse contexto, a criação de Unidades de Conservação, a exemplo, do Parque Nacional Serra de Itabaiana-SE, é fundamental enquanto política de valorização e proteção ambiental. Desse modo, o desenvolvimento de práticas em Educação Ambiental busca a sensibilização dos discentes, neste estudo, do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, frente a crise ambiental. Assim, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver estratégias de Educação Ambiental voltadas para valorização e conservação da geodiversidade do PARNA Serra de Itabaiana-SE. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema. Também foram realizadas atividades de campo para reconhecimento dos impactos socioambientais e entrevista semiestruturada com o responsável pela gestão do PARNA. No ambiente escolar, em modo remoto, foram aplicados questionários e realizadas oficinas sobre a importância da UCs, com ênfase no PARNA e a Educação Ambiental como alternativa a crise ambiental, e, consequentemente, a degradação dos elementos abióticos - geodiversidade. Os resultados alcançados demostraram a necessidade do desenvolvimento de práticas em Educação Ambiental em espaços protegidos para uma conexão da sociedade com a natureza, a exemplo, da interpretação ambiental por meio de ferramentas virtuais. O PARNA é uma categoria de Unidade de Conservação do grupo proteção integral, consolidado como o único Parque Nacional do estado. Frente as ameaças ao patrimônio natural, destacam-se a expansão urbana e agropecuária, desmatamento, trilhas clandestinas, disposição inadequada de resíduos sólidos, queimadas, caça ilegal, exploração dos minerais e o turismo desordenado. Nesse contexto, surge emergencialmente a necessidade do reconhecimento e valorização da geodiversidade do PARNA, enquanto suporte para a conservação da biodiversidade. Assim, percebe-se a necessidade do desenvolvimento de estratégias em Educação Ambiental, como a Trilha Interpretativa Virtual composta por um aplicativo “PARNASI” e um “Guia Informativo – Instrucional”. Essas ferramentas somaram-se as oficinas e discussões realizadas, resultando em reflexões voltadas a sensibilização e mobilização social no ensino formal por meio da Educação Ambiental, possibilitando o reconhecimento, valorização e proteção da sociobiodiversidade da Unidade de Conservação PARNA Serra de Itabaiana-SE. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | OUTROS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Maria do Socorro Ferreira da | - |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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