Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16683
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Maria Milena Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T20:42:44Z | - |
dc.date.available | 2022-10-21T20:42:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-29 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Maria Milena Ferreira. Tessituras da educação contextualizada na educação do/no campo: a sequência didática para o ensino das ciências ambientais. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16683 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | por |
dc.subject | Biodiversidade | por |
dc.subject | Ciências ambientais | por |
dc.subject | Didática | por |
dc.subject | Educação contextualizada | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Metodologia ativa | por |
dc.title | Tessituras da educação contextualizada na educação do/no campo: a sequência didática para o ensino das ciências ambientais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Batista, Rosana de Oliveira Santos | - |
dc.description.resumo | A educação contextualizada, com a sequência didática, na educação no/do campo é uma ferramenta de fundamental importância para a conservação da biodiversidade. Conciliar a conservação dos diversos biomas brasileiros e os recursos naturais com o desenvolvimento social e econômico tem sido um dos maiores desafios da contemporaneidade, o que coloca em evidência a educação contextualizada no/do campo. As escolas do campo surgem como um espaço potencial de transformação da realidade, em que o espaço de educação básica, pode dialogar com a realidade dos educandos, contribuindo para o enraizamento do pertencimento ao território como também fortalecer a retomada das práticas agroecológicas. Nessa dimensão, está pesquisa analisa a educação contextualizada, com sequência didática no bioma caatinga, para as escolas do/no campo sergipano, contribuindo com a discussão da relação sociedadenatureza em escolas camponesas, a fim de fomentar o sentimento de pertencimento ao território pelo vivido e concebido no bioma Caatinga. Como produto dessa dissertação escolhemos por produzir projetos de sequência didática com o uso da metodologia ativa(PBL) para construir um caderno pedagógico, enquanto ferramenta pedagógica na educação contextualizada do/no campo. No tocante aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se de natureza básica e/ou bibliográfica, analítico-descritivo com abordagem qualitativa e insere-se a descrição da saúde/ambiente na correlação Educação Contextualizada e Ensino das ciências ambientais. Esta pesquisa básica é teórica tem o objetivo de ampliar a compreensão das possibilidades de produção de projetos educacionais com o método ativo, na especificidade, da aprendizagem baseada em projetos para o ensino das ciências ambientais, a qual se propõe analisar as contribuições da interdisciplinaridade, frente à educação contextualizada para a convivência com o bioma Caatinga. Destarte, esperamos que essa dissertação sirva de inspiração, para despertar o olhar dos docentes e toda comunidade escolar, a ter um olhar perspicaz para a individualidade de cada aluno, sem perder a percepção que este é um ser coletivo, que carrega em si, as vivências de seus familiares, comunidade e território, que se somam as suas próprias vivências, traduzidas em conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA_MILENA_FERREIRA_LIMA.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.