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Tipo de Documento: Dissertação
Título: O sistema de aquaponia como ferramenta didática crítica para projetos em ensino das ciências ambientais : proposição metodológica
Autor(es): Santos, Helen Taynara Araujo
Data do documento: 26-Fev-2021
Orientador: Batista, Rosana de Oliveira Santos
Coorientador: Shimada, Shiziele de Oliveira
Resumo: Os Projetos educacionais relacionados às tecnologias sociais, contribuem com o processo de sustentabilidade, por estarem inseridas aos meios de conservação da natureza no âmbito social, econômico e ambiental. O sistema de Aquaponia contempla os princípios agroecológicos, por meio da produção das proteínas animal e vegetal, sem o uso de agrotóxicos, utilizando os recursos hídricos de forma sustentável. O sistema de aquaponia é um modo de produção sustentável que visa contribuir socialmente em dois horizontes, a saber: com as expectativas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-02), em sua agenda global, ligada aos projetos de soberania e segurança alimentar, nas comunidades dos povos tradicionais, definida pela Organização das Nações Unidas-ONU e, no horizonte da educação, enquanto ferramenta didático-pedagógica, para o ensino das ciências ambientais. Nessa dimensão, o objetivo dessa dissertação é desenvolver um sistema de agroecológico de aquaponia, a partir da metodologia ativa, ABProj, para ensino das ciências ambientais. A presente pesquisa está baseada em uma análise qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa básica analítica, mediada por temas específicos como: aquaponia, o uso de projetos no ensino, educação ambiental, tecnologia social e ODS. Destarte, os resultados dessa pesquisa ratificam que o uso de projetos educacionais, mediados por tecnologias sociais com o sistema agroecológico de aquaponia, promovem a multiplicação de técnicas aliadas à triagem da sustentabilidade econômica, social e ambiental, além de agenciar projetos qualificados de acesso à soberania e segurança alimentar nas comunidades tradicionais, corroborando com os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030. Conclui-se, ainda que, em pequenas comunidades, a aplicabilidade de projetos com o sistema de aquaponia retroalimenta o sistema natureza, pois enfatizam a relevância dos diferentes seres que contribuem para a sustentabilidade do ambiente. Contribui, sobretudo, com a formação de discentes e docentes, na gestão e controle do sistema aquapônico, estimulados pelas diversas atividades formativas em espaços pedagógicos comunitários.
Abstract: The Social Technologies seek social inclusion and the improvement of people's living conditions, thus helping to strengthen the promotion of good living and collective care, with life on Earth. Several Social Technologies are geared towards the conservation of the environment, especially for water conservation, among them is the aquaponics system. This system addresses the agroecological principles thus promoting the socioecological resilience of the environment, producing animal and vegetable protein without the use of pesticides and using water in a sustainable way, without harming the environment. The aquaponic system is a mode of production that may also contribute to achieving the Sustainable Development Goals (SDGs), which make up a global agenda, defined by the United Nations (UN). The aquaponics system can be used both as an educational tool as a tool promoting food sovereignty and security of the community involved. Therefore, the objective of this study was to develop a project proposal of Social Technology with the Aquaponic Agroecological system, based on the Active Methodology, Project-Based LearningABProj for teaching environmental sciences. This study was based on a qualitative analysis, carried out through a basic research, focusing on the following themes: aquaponics, the use of projects on teaching, critical environmental education, social technology and SDGs. It can be concluded, therefore, that the social technology of the agroecological system of aquaponic is a teaching tool allied with the promotion of critical environmental education and the sovereignty and food security of the community involved, and may come to collaborate with the achievement of the SDGs proposed by the UN, because in small spaces it is possible to exemplify the natural process of nature, emphasizing the importance of different beings in a single system, helping to improve the competencies of systemic thinking, contributing to the scientific training of students, and giving competence and capacity for management and control of the system, stimulating work in groups and increasing self-esteem, allowing greater contact with nature.
Palavras-chave: Educação ambiental
Ecologia agrícola
Desenvolvimento sustentável
Aquaponia
Agroecologia
Tecnologia social
Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)
Aprendizagem baseada em projetos (ABProj)
Aquaponic
Agroecology
Social technology
Sustainable development goals (SDG)
Environmental education
Problem-based learning (PBL)
área CNPQ: OUTROS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
Citação: SANTOS, Helen Taynara Araujo. O sistema de aquaponia como ferramenta didática crítica para projetos em ensino das ciências ambientais : proposição metodológica. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16703
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