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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16749
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Argumentação no ensino de proporção em livros didáticos |
Autor(es): | Fraga, Fabio Fontes |
Data do documento: | 29-Abr-2022 |
Orientador: | Attie, João Paulo |
Resumo: | Neste estudo, tivemos como objetivo identificar as categorias de argumentação utilizadas em onze livros didáticos de matemática, do 7º ano da educação básica, adotados pelo guia do Plano Nacional do Livro Didático, o PNLD, de 2020, em relação ao conteúdo de proporção. Baseando-nos em diversos autores, como Toulmin (2006), Balacheff (1988), Sales (2010), Attie (2016), Duval (1993), Caldato et al (2017), Nasser e Tinoco (2003), Sasseron e Carvalho (2011), entre outros, e definimos conceitos importantes para nosso trabalho, como argumentação, explicação, justificação, prova e demonstração. Quanto à metodologia, consideramos que nossa pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, com aspectos exploratório, documental e descritivo. Para o seu desenvolvimento partimos de uma questão central: Que tipo ou categorias de argumentação são abordados em livros didáticos de Matemática recomendados pelo guia do PNLD, em relação ao ensino de proporção? A partir dessa questão, traçamos como objetivo identificar as categorias de argumentação utilizadas nos livros didáticos recomendados pelo guia do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD, 2020, em relação ao ensino de proporções. Em relação à coleta de dados, fizemos uma breve abordagem histórica sobre o tema, assim como um mapeamento de pesquisas relacionadas ao ensino de proporção e realizamos uma busca nos livros didáticos, afim de identificar as categorias de argumentação utilizadas no ensino de proporção. Por fim, após as análises, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo apresentamos como resultado principal a predominância da argumentação explicativa nos livros considerados. |
Abstract: | This study aimed to identify the argumentation categories used by eleven mathematics textbooks, of the 7th grade, of basic education, adopted by the guide of the National Textbook Plan, the PNLD, of 2020, in relation to the proportion content. Based on several authors, such as Toulmin (2006), Balacheff (1988), Sales (2010), Attie (2016), Duval (1993), Caldato et al (2017), Nasser and Tinoco (2003), Sasseron and Carvalho (2011), among others, we defined the concepts of argumentation, explanation, justification, proof and demonstration, which are important for our work. Regarding the methodology, we consider that our research can be characterized as qualitative, with exploratory, documentary and descriptive aspects. For the development of our research, we start from the central question: What type or categories of argumentation are addressed in mathematics textbooks recommended by the PNLD guide, in relation to proportion teaching? From this question, we designed as objective to identify the categories of argumentation used by the textbooks recommended by the guide of the National Plan of Textbook - PNLD (BRASIL, 2020), in relation to the teaching of proportions. Regarding data collection, we made a brief historical approach on the subject, as well as a mapping of research related to the teaching of proportion and we carried out a search in the textbooks mentioned, in order to identify the categories of argument used in the teaching of proportion. Finally, after the analysis, we present as the main result the predominance of explicative arguments in the books considered. |
Palavras-chave: | Matemática Ensino de matemática Proporção Livros didáticos Argumentação justificativa Ensino de proporção Livros didáticos de matemática Justification argumentation Teaching of proportion Mathematics Textbooks |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | FRAGA, Fabio Fontes. Argumentação no ensino de proporção em livros didáticos. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16749 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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