Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16750
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantana, Jamile dos Santos-
dc.date.accessioned2022-11-03T23:56:31Z-
dc.date.available2022-11-03T23:56:31Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationSANTANA, Jamile dos Santos. Objetos de ciências e tecnologia (C&T) do centro de memória da ciências e da tecnologia de Sergipe: interface para o ensino de ciências por meio de uma abordagem histórica. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16750-
dc.description.abstractThe debate about the limitations of a so-called “traditional” scientific education model to work in an information and knowledge society has been triggering discussions about the needs of innovation and curriculum production with new ways of teaching science. In the midst of this context of curricular reforms, the History of Science, through a contextualized approach within a perspective of science presents itself as a possibility to promote a teaching capable of relate significantly discussions to and about science. In this context, this research presents the interfaces of the History of Science as an alternative for the promotion of scientific literacy. We present the assumption that the history “behind” science and technology (S&T) objects can contribute to the teaching and learning process of scientific content related to them. As a case study, we consider the objects present in the museum of Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS) through a pedagogical perspective that seeks to answer, based on the results found in the literature, how the S&T objects found can contribute for the teaching process. The present work is characterized as bibliographic and structured according to the ideas of research in development, or Design Research.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectHistória da ciênciapor
dc.subjectAspectos sociais da ciênciapor
dc.subjectAbordagem contextualpor
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)por
dc.subjectObjetos de ciências e tecnologiapor
dc.subjectContextual approachpor
dc.subjectSciencepor
dc.subjectTechnology and societypor
dc.subjectHistory of sciencepor
dc.subjectScience and technology objectspor
dc.subjectSkills and skillspor
dc.titleObjetos de ciências e tecnologia (C&T) do centro de memória da ciências e da tecnologia de Sergipe: interface para o ensino de ciências por meio de uma abordagem históricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Erivanildo Lopes da-
dc.description.resumoO debate sobre as limitações de um modelo de educação científica dita “tradicional” para atuar numa sociedade da informação e do conhecimento vem desencadeando discussões acerca das necessidades de inovação e produção de currículos com novas formas de ensinar ciências. Em meio a esse contexto de reformas curriculares a História da Ciência, por meio de uma abordagem contextualizada dentro de uma perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade, apresenta-se como uma possibilidade para promover um ensino capaz de relacionar significativamente discussões de e sobre ciências. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta as interfaces da História da Ciência como alternativa para a promoção de uma alfabetização científica. Apresentamos como pressuposto que a história “por trás” de objetos de ciências e tecnologia (C&T) pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos a eles relacionados. Como estudo de caso, consideramos os objetos presentes no museu do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS) por meio de uma perspectiva pedagógica que busca responder, com base nos resultados encontrados na literatura,a como os objetos C&T encontrados podem contribuir para o processo de ensino. O presente trabalho é caracterizado como bibliográfico e estruturado de acordo com as ideias da pesquisa em desenvolvimento, ou, Design Research.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JAMILE_SANTOS_SANTANA.pdf2,91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.