Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1677
Document Type: Artigo
Title: A Educação física diante do acontecimento ambiental: perspectivas no âmbito da pesquisa acadêmica e do ensino superior
Authors: Rodrigues, Cae
Freitas, Denise de
Issue Date: Aug-2014
Abstract: Considerando as diferentes manifestações do fenômeno ambiental nos variados campos de construção/divulgação de conhecimento e a relevância das práticas curriculares e da pesquisa acadêmica na perspectiva mais ampla do acontecimento ambiental, a pesquisa apresentada nesse artigo enfocou o desenvolvimento de processos de ambientalização no encontro entre o campo da educação física e o campo ambiental nos contextos da pesquisa acadêmica e do ensino superior. O tema é desenvolvido no artigo pela apresentação dos principais pontos argumentativos que emergiram da Análise Textual Discursiva do corpus da pesquisa. Apesar dos objetivos propostos não compreenderem a criação de instrumentos para a institucionalização da dimensão ambiental nos contextos da educação física ou apontamentos/julgamentos em relação a “melhores caminhos” para esse processo, o cenário sociocultural apresentado contribui para a construção de uma “história escrita” em torno dos processos de ambientalização da educação física, oferecendo, assim, elementos consistentes para pesquisas futuras sobre a temática._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Considering the diversified manifestations of the environmental phenomenon in distinct fields of knowledge and the relevance of curriculum practice and academic research in the broader perspective of the environmental happening, the research presented in this paper focused the environmentalization of physical education in higher education settings and in contexts of academic research. The announced problem was approached in the paper by central arguments raised during Discursive Textual Analysis of the research corpus. The proposed objectives did not include the creation of frameworks for the institutionalization of the environmental dimension in physical education, nor judgments regarding “good” or “bad” practices of environmentalization. However, the presented geo-sociocultural scenario is significant in the attempt of advancing towards a written history surrounding the environmentalization of physical education, thus, offering consistent elements for future researches and possible frameworks on the subject.
Keywords: Ambientalização
Currículo
Educação ambiental
Environmentalization
Curriculum
Environmental education
ISSN: 1645-1384
Publisher / Institution : Currículo sem Fronteiras
Citation: RODRIGUES, C.; FREITAS, D. A Educação física diante do acontecimento ambiental: perspectivas no âmbito da pesquisa acadêmica e do ensino superior. Currículo sem Fronteiras, v. 14, n. 2, maio/ago. 2014. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol14iss2articles/rodrigues-freitas.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2016.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1677
Appears in Collections:DEF - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducacaoFisicaPerspectivas.pdf276,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.