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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, João Pedro Santos-
dc.date.accessioned2022-11-22T16:02:44Z-
dc.date.available2022-11-22T16:02:44Z-
dc.date.issued2022-07-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Pedro Santos. Série Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquina. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16777-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFicção científicapor
dc.subjectIdentidade (Conceito filosófico)por
dc.subjectPós-humanismopor
dc.subjectTranshumanismopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.titleSérie Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquinapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jean Paul D’Antony Costa-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a presença do pós-humanismo na série de ficção científica Westworld (2016). Nesse sentido, o objetivo é identificar as características da chamada póshumanidade através da análise desse produto cultural específico: a primeira temporada da série de televisão norte-americana da HBO. Através de um horizonte epistêmico de análise que articula a literatura e o audiovisual, a pesquisa se utilizou de uma abordagem metodológica qualitativa, dando descrições detalhadas de alguns dos principais movimentos pós-humanistas como o transhumanismo e o ciborguismo, com o objetivo de compreender os indivíduos póshumanos em seus próprios termos. Além disso, será utilizado o método dialético, uma vez que permite que o fenômeno social pós-humanista seja analisado enquanto realidade em movimento. Finalmente, transitaremos entre as teorias da robótica com Turing (2010), Asimov (1984); assim como teorias envolvendo a consciência com Hegel (1992) e Jaynes (1976). investigação que articula literatura e cinema, ou, literatura e audiovisual (de forma mais elástica), como horizonte epistêmico de análise. Embora seja relativamente recente, Westworld (2016) se revela um ponto de convergência e uma releitura das principais histórias de ficções científicas envolvendo robôs, androides e ciborgues, dessa forma, trazendo à tona discussões como: qual a diferença do humano e da máquina? O que é a consciência e em que medida ela pode ser criada? Como nos diferenciamos das máquinas? Quais são as consequências éticas de um mundo que progressivamente embaça essa divisória, etc.?pt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
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