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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16777
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, João Pedro Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T16:02:44Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T16:02:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-11 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, João Pedro Santos. Série Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquina. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16777 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Ficção científica | por |
dc.subject | Identidade (Conceito filosófico) | por |
dc.subject | Pós-humanismo | por |
dc.subject | Transhumanismo | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.title | Série Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquina | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jean Paul D’Antony Costa | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a presença do pós-humanismo na série de ficção científica Westworld (2016). Nesse sentido, o objetivo é identificar as características da chamada póshumanidade através da análise desse produto cultural específico: a primeira temporada da série de televisão norte-americana da HBO. Através de um horizonte epistêmico de análise que articula a literatura e o audiovisual, a pesquisa se utilizou de uma abordagem metodológica qualitativa, dando descrições detalhadas de alguns dos principais movimentos pós-humanistas como o transhumanismo e o ciborguismo, com o objetivo de compreender os indivíduos póshumanos em seus próprios termos. Além disso, será utilizado o método dialético, uma vez que permite que o fenômeno social pós-humanista seja analisado enquanto realidade em movimento. Finalmente, transitaremos entre as teorias da robótica com Turing (2010), Asimov (1984); assim como teorias envolvendo a consciência com Hegel (1992) e Jaynes (1976). investigação que articula literatura e cinema, ou, literatura e audiovisual (de forma mais elástica), como horizonte epistêmico de análise. Embora seja relativamente recente, Westworld (2016) se revela um ponto de convergência e uma releitura das principais histórias de ficções científicas envolvendo robôs, androides e ciborgues, dessa forma, trazendo à tona discussões como: qual a diferença do humano e da máquina? O que é a consciência e em que medida ela pode ser criada? Como nos diferenciamos das máquinas? Quais são as consequências éticas de um mundo que progressivamente embaça essa divisória, etc.? | pt_BR |
dc.publisher.department | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFS | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JOÃO_PEDRO_SANTOS_OLIVEIRA.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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