Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16889
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Reflorestando o saber : produção e plantio de árvores nativas a partir de escola rural no município de Poço Verde Sergipe
Autor(es): Santana, Wesley Cruz
Data do documento: 27-Jun-2022
Orientador: Rocha, Florisvaldo Silva
Resumo: Este estudo teve como objetivo desenvolver ações de arborização a partir da produção de mudas nativas na Escola Agrícola Municipal Professor Dimas Rabelo dos Santos que serão usadas para arborizar à escola, praças e vias públicas do município. A cidade de Poço Verde sofre com as chuvas irregulares provocando secas prolongadas, porém possui importantes áreas agrícolas e se encontra como uma das cidades mais arborizadas do estado, mesmo assim é importante ressaltar que as espécies utilizadas não são nativas e estão sendo levadas para a zona rural e povoados podendo ocasionar prejuízos para o bioma local. No município é encontrada a vegetação Caatinga do tipo hipoxerófila, bioma que possui uma lenta regeneração. Para desenvolvimento da pesquisa foram realizadas visitas na área da escola em busca de coletar sementes que servirão para formar um banco de sementes para futuras produções na escola e até mesmo para aulas práticas. Foram buscados parceiros para desenvolver o trabalho, essa busca se deu por meio de órgãos públicos e privados como é o caso da prefeitura e secretaria do meio ambiente do município. As mudas de Ipê que a escola recebeu foram plantadas na Praça da Santa Cruz e na escola mudas para inicio e desenvolvimento do projeto. Como produto desta pesquisa foi desenvolvido o aplicativo Mapstree ele tem capacidade de gerar pontos geográficos que representou cada muda que foram plantadas, gerando no final um mapa de distribuição, em cada ponto consta nome da pessoa que plantou e nome da instituição que produziu a muda, o qual tem o objetivo de auxiliar o controle e monitoramento de árvores no centro urbano de Poço Verde e suas regiões, assim como trazer informações diversas sobre o bioma local. Com o desenvolvimento do projeto identificou-se uma necessidade de ensinamentos a cerca da vegetação nativa da região, bem como seus benefícios para a flora e as atividades envolvidas nesse processo. O trabalho com os alunos da escola permitiu uma exploração do tema com sujeitos em formação, sendo estimulado pelo plantio de espécies nativas tanto no ambiente escolar quanto nas praças do município. Foi alcançado com tal projeto um trabalho bastante consciente e dinâmico com os alunos que demonstraram interesse no tema central, bem como parceria com o município para que fossem alocadas mudas em uma praça.
Abstract: This study aimed to develop actions of afforestation from the production of native seedlings in the Municipal Agricultural School Professor Dimas Rabelo dos Santos that will be used for afforestation of the school, squares and public roads of the municipality. The town of Poço Verde suffers from irregular rainfall causing prolonged drought, but it has important agricultural areas and is one of the most wooded cities in the state, even so it is important to note that the species used are not native and are being taken to the countryside and villages and can cause damage to the local biome. In the municipality is found the Caatinga vegetation of the hypoxerophilic type, a biome that has a slow regeneration. To develop the research, visits were made to the school area to collect seeds that will serve to form a seed bank for future productions at the school and even for practical classes. Partners were sought to develop the work through public and private agencies, such as the city hall and the city's environment department. The Ipê seedlings that the school received were planted in the Santa Cruz Square and at the school seedlings were planted to start and develop the project. As a product of this research the Mapstree application was developed. It has the capacity to generate geographic points that represent each seedling that were planted, generating in the end a distribution map, in each point the name of the person who planted and the name of the institution that produced the seedling are displayed. With the development of the project, a need for teaching about the native vegetation of the region was identified, as well as its benefits for the flora and the activities involved in this process. The work with the school students allowed an exploration of the theme with subjects in training, being stimulated by the planting of native species both in the school environment and in the city squares. With this project, a very conscious and dynamic work was achieved with the students, who showed interest in the central theme, as well as a partnership with the municipality so that seedlings could be planted in a square.
Palavras-chave: Educação ambiental
Caatinga
Arborização
Árvores
Mudas
Afforestation
Environmental education
área CNPQ: OUTROS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
Citação: SANTANA, Wesley Cruz. Reflorestando o saber : produção e plantio de árvores nativas a partir de escola rural no município de Poço Verde Sergipe. 2022. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16889
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ciências Ambientais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WESLEY_CRUZ_SANTANA.pdf8,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.