Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16919
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, Lauro Roberto Ferreira-
dc.date.accessioned2023-01-05T17:19:08Z-
dc.date.available2023-01-05T17:19:08Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lauro Roberto Ferreira. Educar pela pesquisa : uma abordagem a partir da aplicação da história oral no ensino de História. 2022. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16919-
dc.description.abstractThis paper aims to demonstrate the use of research in the classroom as an educative principle that generates protagonism in the students, by applying the methodology of oral history as a process of production of historical knowledge over the final years of Basic Education. The intent is to encourage learning in the History curricular component, bringing the students closer to processes, practices and procedures of analysis and investigation. Specifically, it seeks to comprehend the usage of research as an educative and scientific principle in History teaching; to apply the oral history methodology in order to develop the protagonism of the students in the production of historical knowledge and elaborate a booklet with suggestions to the teacher about educating through research by using the oral history methodology to gather memories of oral expressions, by means of the use of interview techniques. The defended proposal was applied in a 9th grade class of Basic Education at the Alvina Rocha Municipal School, in the municipality of Seabra, state of Bahia, from the gathering of oral reports from residents of the Quilombola community of Agreste, Seabra, Bahia. The learners investigated historical, educational, identity and cultural aspects of the Quilombola community of Agreste. In the process, properly oriented, the students applied the research procedures of oral history, interviewed several collaborators and produced a historical document through the transcription of the interview. By applying the principles of analytic oral history, they sought to identify, compare, contextualize, interpret and analyze the documents produced, with the purpose of developing author skills by elaborating an article. From this experience, I present a booklet as a final product that contains suggestions to the teacher for the application of the principle of “educating through research” from the use of oral history methodology, with some thematic possibilities for research in Quilombola communities and cultures.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectHistória oralpor
dc.subjectQuilombolas na Bahiapor
dc.subjectEducar pela pesquisapor
dc.subjectPopulação quilombolapor
dc.subjectProdução do saber históricopor
dc.subjectEducating through researcheng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectOral historyeng
dc.subjectQuilombola populationeng
dc.subjectProduction of historical knowledgeeng
dc.titleEducar pela pesquisa : uma abordagem a partir da aplicação da história oral no ensino de Históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Conceição, Joaquim Tavares da-
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade demonstrar o uso da pesquisa em sala de aula como princípio educativo que gera protagonismo nos alunos, aplicando a metodologia da história oral como processo de produção de saberes históricos nos anos finais do Ensino Fundamental. O intuito é incentivar a aprendizagem do componente curricular História, aproximando os estudantes de processos, práticas e procedimentos de análise e investigação. Especificamente busca-se compreender a utilização da pesquisa como princípio educativo e científico no ensino de História; aplicar a metodologia da história oral para desenvolver o protagonismo dos estudantes na produção do conhecimento histórico e elaborar uma cartilha com sugestões ao professor sobre educar pela pesquisa utilizando a metodologia da história oral para coleta de memórias de expressão oral, por meio da utilização das técnicas de entrevista. A proposta defendida foi aplicada em uma turma do 9.º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alvina Rocha, no município de Seabra, estado da Bahia, a partir da coleta de relatos orais de moradores da comunidade quilombola do Agreste, Seabra/BA. Os discentes investigaram aspectos históricos, educacionais, identitários e culturais da comunidade quilombola do Agreste. No processo, devidamente orientado, os alunos aplicaram os procedimentos de pesquisa da história oral, entrevistaram vários colaboradores e produziram documento histórico por meio da transcrição da entrevista. Aplicando os princípios da história oral analítica, buscaram identificar, comparar, contextualizar, interpretar e analisar os documentos produzidos, com a finalidade de desenvolver habilidades autorais elaborando um artigo. A partir desta experiência, apresento uma cartilha como produto final que contém sugestões ao professor para a aplicação do princípio do “educar pela pesquisa” a partir do uso da metodologia da história oral, com algumas possibilidades temáticas para pesquisas em comunidades e culturas quilombolas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LAURO_ROBERTO_FERREIRA_OLIVEIRA.pdf20,82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.