Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16978
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorNascimento, Jully Caroline Santos-
dc.date.accessioned2023-01-17T16:02:16Z-
dc.date.available2023-01-17T16:02:16Z-
dc.date.issued2022-10-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, J. C. S. Intencionalidades, aspirações e vivências da leitura juvenil: as atitudes dos alunos do Colégio Dom Luciano perante o ato de ler. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 4., 2022, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16978-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do IV Seminário Nacional de Sociologia da UFS: Desafios contemporâneos da sociedade brasileira e o futuro da sociologiapt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectEscolaspor
dc.titleIntencionalidades, aspirações e vivências da leitura juvenil: as atitudes dos alunos do Colégio Dom Luciano perante o ato de lerpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoA leitura é o tema central deste trabalho que teve por objetivo analisar as intencionalidades, aspirações e vivências de leitura dos alunos do Colégio Dom Luciano. Para compreender o que de fato os alunos do Centro de Excelência leem e gostam de ler, a escuta e análise sociológicas fornecem diagnósticos substanciais nesta pesquisa. Através dos estudos da sociologia da educação foi disponibilizado o suporte teórico-investigativo necessário para elucidar a relação implicante entre família, escola e educação. Fatores como habitus, classe social, linguagem, disposições individuais e relações singulares com o saber são as fontes principais de debate neste estudo. Neste caso em particular, a presença dos pais, na maioria das vezes, se mostrou escassa com a prática de leitura dos filhos. Não obstante, apresentaram-se exceções de famílias que favorecem a assiduidade de leitura na vida dos filhos mesmo com limitações sociais e financeiras.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: GT 03 – Trabalho, Educação e Sociedade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IntencionalidadesLeituraJuvenil.pdf264,38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.