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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Impactos do Programa de Residência Pedagógica na formação inicial docente em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe
Autor(es): Marcolan, Cíntia de Cássia
Data do documento: 2-Ago-2022
Orientador: Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Resumo: Atualmente no Brasil, está vigente a Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, instituída pelo Decreto nº 8752, de 9 de maio de 2016, com o propósito de dispor os princípios e objetivos da formação docente no país, e de organizar programas e ações em parceria com os sistemas de ensino, de acordo com o Plano Nacional de Educação e com os planos dos Estados, Municípios e do Distrito Federal. Incluso nessa política está o Programa de Residência Pedagógica (PRP), implementado em 2018, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o qual, visa qualificar os cursos de formação docente a partir da imersão de licenciandos com 50% do curso concluído, ou que estejam cursando a partir do 5° período, em escolas de Educação Básica. Portanto, esta pesquisa de cunho qualitativo, aprovada pelo Comitê de Ética sob o parecer de nº. 5.146.931, guiada pela questão norteadora: “O que o Programa de Residência Pedagógica a partir da imersão do licenciando na escola-campo, proporcionou para a formação inicial dos residentes de Ciências Biológicas (CB) da Universidade Federal de Sergipe (UFS)?”, buscou analisar o que a imersão planejada e sistemática do residente em ambiente escolar pode influenciar na formação inicial em CB na UFS. Para tanto, foi adotada a Triangulação de Dados, combinando dados obtidos a partir da análise bibliográfica, análise documental dos relatórios finais elaborados por residentes vinculados ao Residência Pedagógica em sua primeira edição (2018-2020) e entrevista semiestruturada com docentes orientadores e preceptores, analisados à luz da Análise Textual Discursiva. O PRP potencializou o ensino, através dos processos de instrumentalização, a pesquisa, a partir da publicação científica, e a extensão, a partir da divulgação científica realizada pelos residentes. Identificamos que os processos reverberaram na formação continuada dos preceptores e na aprendizagem dos estudantes da educação básica. Contudo, o programa se mostrou um campo fértil para o fortalecimento da desarticulação teoria e prática, deveras preocupante, pois compactua com a formação de um profissional docente não reflexivo, distante do viés da práxis pedagógica, acentuando o desnivelamento de poder entre os campos da teoria e prática na formação docente.
Abstract: Currently in Brazil, the National Policy for Basic Education Teacher Training is in force, instituted by Decree No. 8752 of May 9, 2016, with the purpose of laying out the principles and objectives of teacher training in the country, and organizing programs and actions in partnership with the education systems, according to the National Education Plan and the plans of the States, Municipalities, and the Federal District. Included in this policy is the Pedagogical Residency Program (PR), implemented in 2018, promoted by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, which aims to qualify the teacher training courses from the immersion of undergraduates with 50% of the course completed, or who are attending from the 5th period, in basic education schools. Therefore, this qualitative research, approved by the Ethics Committee under opinion no. 5.146.931, guided by the guiding question: "What has the Pedagogical Residency Program, based on the immersion of the undergraduate in the field school, provided for the initial training of residents of Biological Sciences (CB) at the Federal University of Sergipe (UFS)?", sought to analyze what the planned and systematic immersion of the resident in a school environment can influence the initial training in CB at UFS. To do so, Data Triangulation was adopted, combining data obtained from bibliographic analysis, documentary analysis of the final reports prepared by residents linked to the Pedagogical Residency in its first edition (2018-2020) and semi-structured interviews with guiding teachers and preceptors, analyzed in the light of Textual Discourse Analysis. The PRP enhanced teaching, through the instrumentalization processes, research, from the scientific publication, and extension, from the scientific dissemination carried out by the residents. We identified that the processes reverberated in the continued training of preceptors and in the learning of basic education students. However, the program proved to be a fertile field for strengthening the disarticulation between theory and practice, which is very worrying, since it contributes to the formation of a non-reflective teaching professional, far from the pedagogical praxis, accentuating the power gap between the fields of theory and practice in teacher training.
Palavras-chave: Educação superior
Professores
Formação de professores
Educação e Estado
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Formação docente
Iniciação à docência
Política pública - Formação de professores
Teacher training
Initiation to teaching
Public policies - Teacher education
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: MARCOLAN, Cíntia de Cássia. Impactos do Programa de Residência Pedagógica na formação inicial docente em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17136
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