Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17235
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Formação docente continuada : contribuições do curso de especialização em educação ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis em Sergipe
Autor(es): Reis, Edivânia Cristina dos Santos
Data do documento: 26-Ago-2022
Orientador: Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a efetividade do curso de pós-graduação lato sensu em Educação Ambiental (EA) com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, ofertado pela Universidade Federal de Sergipe a professores da Educação Básica constituintes da rede pública ou particular de Sergipe. Dessa forma, investigamos os impactos para a formação continuada de docentes do Ensino Básico de Sergipe, observando quais estratégias da formação continuada teórico-prática se converteram em estratégias docentes inter e transdisciplinares contextualizadas com o ambiente escolar. A pesquisa teve natureza qualitativa e se constituiu do tipo empírica, descritiva e documental. Portanto, para a produção dos dados, ocorreu progressivamente a análise documental do Projeto Político do Curso (PPC) e do seu regimento, além da aplicação de questionários utilizando a plataforma Google Forms e de entrevistas do tipo semiestruturadas com os professores que concluíram o curso em questão. Os dados produzidos na pesquisa foram triangulados e analisados a partir de categorias a priori determinadas à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Com esta pesquisa, foi possível conhecer o perfil dos docentes que buscaram dar continuidade à sua formação através da especialização em EA ofertada pela UFS. Observamos a efetividade do curso, pois os docentes relatam o uso de estratégias da formação continuada convertendo-as em práticas docentes contextualizadas com o ambiente escolar, porém ainda persistem casos em que alguns dos pósgraduados demonstram não conseguir adotar a perspectiva crítica da EA em suas aulas. Através de nossa pesquisa, visamos fortalecer os estudos referentes à formação continuada em EA.
Abstract: This research aimed to know the effectiveness of the lato sensu post-graduate course in Environmental Education (EE) with Emphasis on Sustainable Educator Spaces, offered by the Federal University of Sergipe to teachers of basic education constituents of the public or private network of Sergipe. Thus, we investigated the impacts on the continuing education of basic education teachers in Sergipe, observing which strategies of theoretical-practical continuing education were converted into inter and transdisciplinary teaching strategies contextualized with the school environment. The research was qualitative in nature, and was empirical, descriptive and documental. Therefore, for the production of data, the documentary analysis of the Course Political Project (PPC) and its regulations, the application of questionnaires using the Google Forms platform, and semi-structured interviews with the teachers who completed the course in question occurred progressively. The data produced in the research were triangulated and analyzed from a priori categories determined in light of the Textual Discourse Analysis (TDA). With this research it was possible to know the profile of teachers who sought to continue their education through the specialization in EE offered by UFS, we observed the effectiveness of the course, because teachers report the use of strategies of continuing education converting them into teaching practices contextualized with the school environment, but cases persist in which some of the postgraduates demonstrate not being able to adopt the critical perspective of EE in their classes.
Palavras-chave: Educação superior
Formação de professores
Sergipe
Educação básica
Educação ambiental
Universidades e faculdades
Pós-graduação
Espaços educadores sustentáveis
Formação docente continuada
Continuing teacher training
Environmental education
Sustainable educator spaces
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: REIS, Edivânia Cristina dos Santos. Formação docente continuada : contribuições do curso de especialização em educação ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis em Sergipe. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17235
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDIVANIA_CRISTINA_SANTOS_REIS.pdf5,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.