Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Maira Helen Santos-
dc.date.accessioned2023-03-22T11:39:20Z-
dc.date.available2023-03-22T11:39:20Z-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.identifier.citationFerreira, Maira Helen Santos. O ensino de Ciências e Biologia e suas articulações a respeito da masculinidade. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17267-
dc.description.abstractThe emergence of the feminist movement contributes greatly to the achievement of rights previously forgotten for women. In addition to these rights, female representation has gained space in several sectors, increasing gender equality in society. Seeing all the progress made so far, why not elevate masculinity the way it should be used? The objective of this work is to investigate how the teaching of science and biology can contribute to the formation of the student on questions about gender and male sexuality. Divided into four stages, the methodology comprises: the active search for scientific articles on the Scielo data platform, the collection of information from the collection of data contained in the selected bibliographies, the study of the proposed theme with the formation of masculinity in students and the analysis of results. The active search made it possible to find 220 articles, of which 17 were selected through a brief reading of the title and abstracts on the proposed topic. It is hoped with this research to demonstrate the possible contribution of science and biology classesto the education of students about gender and sexuality.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino de ciência biologicaspor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectDiversityeng
dc.subjectFeminismeng
dc.subjectGenreeng
dc.subjectSexualityeng
dc.titleO ensino de Ciências e Biologia e suas articulações a respeito da masculinidadept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Lívia de Rezende-
dc.description.resumoO surgimento do movimento feminista contribui grandemente para a obtenção de direitos antes esquecidos para as mulheres. Além desses direitos, a representatividade feminina ganhou espaço em diversos setores, aumentando a igualdade de gênero na sociedade. Vendo todos os progressos até então conquistados, por que não ascender a masculinidade da forma como ela deve ser empregada, de forma respeitosa e que permita a equidade entre os gêneros? O objetivo desse trabalho é investigar como o ensino de ciências e biologiapode contribuir com a formação do aluno sobre questões acerca do gênero e sexualidade masculina. Dividida em quatro etapas, a metodologia compreende realizar: a busca ativa de artigos científicos na plataforma de dados Scielo, a coleta de informações a partir do levantamento de dados contidos nas bibliografias selecionadas, o estudo do tema proposto com a formação da masculinidade em alunos e a análise dos resultados. A busca ativa possibilitou encontrar 220 artigos, sendo destes 17 selecionados por meio da leitura breve do título e resumos a respeito do tema proposto. Espera-se com esta pesquisa demonstrar a possível contribuição das aulas de ciências e biologia para a formação dos alunos a respeito do gênero esexualidade.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maira_Helen_Santos_Ferreira.pdf666,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.