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dc.contributor.authorDantas, Maria Isabella Lemos-
dc.date.accessioned2023-03-22T11:49:19Z-
dc.date.available2023-03-22T11:49:19Z-
dc.date.issued2023-01-06-
dc.identifier.citationDantas, Maria Isabella Lemos. Uso de simuladores virtuais no ensino de biologia. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17270-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino de ciências biológicaspor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEnsino aprendizadopor
dc.subjectTecnologia hodiernamentepor
dc.subjectBiologiapor
dc.titleUso de simuladores virtuais no ensino de biologiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Fabiana Silva-
dc.description.resumoO uso da tecnologia hodiernamente, pautado na rede educacional, possibilita a interação aluno professor de forma mais coesa e direta. Voltado a esse patamar, o ensino de Biologia, por exemplo, é uma disciplina que requer metodologias inovadoras para atrair a atenção de alunos, visto que, os fenômenos são de difícil compreensão devido a forma abstrata em que é exposto. Diante disso, no que cerne as tecnologias, há a presença de simuladores virtuais que são ferramentas digitais que consistem na junção da teoria com a prática de forma dinâmica e interativa em que fenômenos biológicos são trabalhados em formato de laboratório virtual, o que facilita posteriormente as dificuldades de acesso de espaços escolares a laboratórios físicos. Entretanto, é imprescindível investigar o grau de eficiência bem como a aceitação do uso de simuladores como recurso complementar e ferramenta auxiliadora para a melhor compreensão e aplicação das temáticas de Biologia em sala de aula pelos professores e alunos, caracterizando assim, o objetivo do presente trabalho. Está é uma pesquisa de caráter qualitativa, do tipo participante e que seguiu-se com a metodologia de aplicação de questionário utilizando-se de plataforma, como Google Forms bem como de entrevistas semiestruturadas como ferramenta de obtenção de dados. Inicialmente, foi possível realizar contato por meio de aplicativo de mensagens com professores de redes de ensino do Brasil, mais precisamente que lecionavam para o Ensino Médio e foi compartilhado com eles, um link contendo perguntas objetivas voltadas para a delimitação do entendimento,se possuíam acesso as tecnologias digitais, bem como de simuladores virtuais. No segundo momento, observouse a interação de nove no questionário, pórem foram contatados, somente os que aceitaram participar de uma breve entrevista, por meio de plataforma de vídeo e reunião Google Meet. Em suma, foram quatro participantes com tempo médio de 15 a 25 minutos cada. Os dados revelam que a maior parte possuía conhecimento sobre simuladores virtuais, já haviam utilizados em sala de aula como um recurso auxiliador e vislumbraram um retorno positivo com relação a engajamento em sala de aula, entretanto, alegaram que o despreparo, a falta de tempo e a desvalorização de simuladores nacionais acabam contribuindo com o retardo de uma maior valorização desse recurso, o que acaba reverberando na solicitação de participação de políticas públicas na elucidação da temática central para um melhor aproveitamento educativo.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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