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dc.contributor.authorAlves, Maria Vitória de Jesus-
dc.date.accessioned2023-03-22T11:52:54Z-
dc.date.available2023-03-22T11:52:54Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.identifier.citationAlves, Maria Vitória de Jesus. Construção de uma Sequência didática de Ensino Investigativa (SEI) no ensino de ciências : uma proposta de metodologia ativa sobre os impactos ambientais causados por agrotóxicos e fertilizantes. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17271-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino de ciências biológicaspor
dc.subjectMetodologia científicapor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectAgrotóxicospor
dc.subjectImpactos ambientaispor
dc.subjectSequência de Ensino Investigativa (SEI)por
dc.titleConstrução de uma Sequência didática de Ensino Investigativa (SEI) no ensino de ciências : uma proposta de metodologia ativa sobre os impactos ambientais causados por agrotóxicos e fertilizantespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Elaine Fernanda dos-
dc.description.resumoO ensino investigativo está sendo cada vez mais inserido no campo das ciências, caracterizandose por seu dinamismo e por possibilitar que o aluno tenha uma participação mais ativa no processo de aprendizagem. Exemplo disso, é a utilização de Sequência de Ensino Investigativa (SEI), com o intuito de instigar a reflexão crítica do estudante a partir de suas concepções em busca da solução do problema apresentado pelo docente. O estudante pode alcançar o conhecimento científico através de suas experiências do dia a dia. Sendo assim, foi produzido o seguinte questionamento: como a construção de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) pode contribuir para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem sobre os impactos ambientais, causados pelo uso de agrotóxicos e fertilizantes? A questão problema mencionada permeou a definição do objetivo geral desta pesquisa: construir uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para ser utilizada na 7ª série, do ensino fundamental, nas aulas de Ciências, com a finalidade de discutir os impactos ambientais causados pelo uso de agrotóxicos e fertilizantes. A metodologia utilizada será a pesquisa qualitativa, através do desenvolvimento de uma estratégia de ensino, que foi a elaboração de uma sequência de ensino investigativa (SEI). Os resultados apontam que a SEI elaborada pode contribuir para a aprendizagem e o conhecimento científico, tendo em vista os elementos presentes na sua construção, que instigam o pensamento crítico dos alunos, bem como a investigação sobre o conteúdo. Na conclusão verificou-se que a pesquisa alcançou seus os objetivos, ratificando a importância do ensino investigativo e da SEI para o ensino de Ciências, uma vez que o desenvolvimento de uma SEI, pode contribuir para construção de opiniões, percepções e o conhecimento científico por parte dos alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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