Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17278
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAlves, Ueslanhe Nogueira-
dc.date.accessioned2023-03-22T12:10:09Z-
dc.date.available2023-03-22T12:10:09Z-
dc.date.issued2022-02-16-
dc.identifier.citationAlves, Ueslanhe Nogueira. Produção acadêmica sobre educação ambiental nas áreas de ensino e educação em ciências. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17278-
dc.description.abstractEnvironmental Education is of paramount importance in the formation of citizens and in the construction of values for the exercise of citizenship. Through education, students can understand the consequences caused on the environment by the impacts caused on it. In this perspective, Environmental Education in the area of Teaching and Education in Sciences has an important role for change, because, although it is not salvation, it is a path that makes it possible to transform, in which the teacher stimulates reflections and self-analysis on the part of the students. students providing collective and individual changes. The present work is configured as a research of the State of Knowledge type and aimed to characterize the academic production on Environmental Education in the areas of Education and Science Education in the period from 2017 to 2020. For that, three journals were selected: Ciência & Educação, Investigações no Ensino de Ciências e Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Based on the established criteria, 38 articles were selected. It is concluded that there is a need for more studies on Environmental Education in the analyzed area. We emphasize the importance of more research on Environmental Education in early childhood education, as this perspective needs to be worked on throughout the school process and beyond. In addition, there is a concern in the area to know the conceptions of teachers and students about Environmental Education, which is a positive aspect.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino de ciências biológicaspor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectState of knowledgeeng
dc.subjectTeacherseng
dc.titleProdução acadêmica sobre educação ambiental nas áreas de ensino e educação em ciênciaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Daniela Santos-
dc.description.resumoA Educação Ambiental é de suma importância na formação do cidadão e na construção de valores para o exercício da cidadania. Por meio da educação, os alunos podem compreender as consequências causadas no meio ambiente pelos impactos nele ocasionados. Nesta perspectiva, a Educação Ambiental na área de Ensino e Educação em ciências tem um importante papel para mudança, pois, embora não seja a salvação, é um caminho que possibilita o transformar, no qual o professor estimula reflexões e auto-análise por parte dos alunos proporcionando mudanças coletivas e individuais. O presente trabalho configura-se como uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento e teve como objetivo caracterizar a produção acadêmica sobre Educação Ambiental nas áreas de Ensino e Educação em Ciências no período de 2017 a 2020. Para tanto, foram selecionados três periódicos: Ciência & Educação, Investigações no Ensino de Ciências e Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Com base nos critérios estabelecidos, foram selecionados 38 artigos. Conclui-se que há uma necessidade de mais estudos sobre a Educação Ambiental na área analisada. Ressalta-se a importância de mais pesquisas sobre a Educação Ambiental na educação infantil, pois tal perspectiva precisa ser trabalhada durante todo processo escolar e além deste. Ademais, existe uma preocupação da área em conhecer as concepções de professores e alunos sobre Educação Ambiental, o que se configura um aspecto positivo.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ueslanhe_Nogueira_Alves.pdf508,96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.