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dc.contributor.authorSantos, Vanessa Melo-
dc.date.accessioned2023-03-22T12:13:13Z-
dc.date.available2023-03-22T12:13:13Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.citationSantos, Vanessa Melo. Análise de materiais informativos sobre à COVID-19 disponibilizados por algumas escolas de Sergipe, utilizados para educação em saúde durante a Pandemia. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17279-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino de ciências biologicaspor
dc.subjectPandemia (COVID-19)por
dc.subjectEscolas públicas (Sergipe, SE)por
dc.subjectEscolas privadas (Sergipe, SE)por
dc.subjectSíndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2 (SARS-CoV-2)por
dc.titleAnálise de materiais informativos sobre à COVID-19 disponibilizados por algumas escolas de Sergipe, utilizados para educação em saúde durante a Pandemiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Ítalo Fernando Lisboa de-
dc.description.resumoEm dezembro de 2020 o mundo foi surpreendido pela Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2 (SARS-CoV-2), que logo se transformou em pandemia, impondo medidas sanitárias como prevenção à doença, destacando-se o isolamento social e a suspensão das aulas presenciais. Com o advento do Coronavírus, se tornou necessário a publicação de informações sobre a doença, transmissão e prevenção, entre outras, principalmente no âmbito escolar. Com base nesse pressuposto, esta pesquisa objetivou analisar os materiais educativos referentes à COVID-19, disponibilizados pelas escolas do estado de Sergipe, utilizados para educação em saúde durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para a coleta dos materiais informativos foi realizada busca ativa nas instituições escolares públicas e privadas através do WhatsApp, e-mail, redes sociais e sites institucionais e de busca. Os informativos foram analisados de acordo com os critérios: ótimo, bom, regular, péssimo, ausente e presente, avaliando quanto ao seu tipo, estrutura, linguagem, conhecimento científico e realidade dos alunos, origem, sigla, agente etiológico, transmissão, prevenção, atividades de riscos dentro e fora da escola em relação ao COVID-19 e entre outros aspectos. Nos resultados, verificou-se no geral, 14 informativos, sendo 8 de escolas públicas e 6 de escolas provadas. Destes, 6 foram cartazes, 7 cards e 1 folder. Quanto a qualidade de imagem apurou-se 9 ótimo, 4 bom, 1 regular. No visual da imagem foram 5 ótimo, 3 bom, 3 regular e 3 péssimo. Sobre o conceito 2 ótimo, 5 bom, 4 regular e 1 péssimo. Referente a ortografia/digitação 5 ótimo, 4 bom, 2 regular e 3 péssimo. Nas especificações claras relacionando-se com o dia-a-dia do aluno foram 5 ótimo, 4 bom, 2 regular e 3 péssimo. Quanto à COVID-19, sobre a representação da sigla obteve-se 7 presente. Sobre o conceito somente 1 presente. Conclui-se que os materiais informativos cumprem seu papel educativo e de promoção à saúde, uma vez que transmitem informações claras, objetivas e corretas sobre determinada doença. Sugere-se que pesquisas sejam realizadas sobre a temática em questão com maior número de informativos, uma vez que eles cumprem papel fundamental na prática de educação em saúde nas escolas para o enfrentamento da pandemia do COVID-19.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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