Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria da Conceição-
dc.date.accessioned2023-04-05T15:58:26Z-
dc.date.available2023-04-05T15:58:26Z-
dc.date.issued2022-08-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria da Conceição. A obra ficcional de Sérgio Milliet : marcas autobiográficas na narrativa Roberto (1935). 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17336-
dc.description.abstractAutobiography, as described in this work, corresponds to a textual or literary genre that features numerous shapes and developments, which makes the attempt to find a fixed definition into something slippery and fluctuating. Under this bias, this literary-discursive genre is considered, by many critics, a hybrid genre, in view of its flexible character with regard to breaking the ties of traditional literary referentiality. That said, this dissertation seeks to identify the autobiographical marks present in the narrative Roberto, through a critical-literary investigation, as a form of memorialistic search and identity discovery of SérgioMilliet. However, the discussions will be based, in addition to the theories presented, on the “autobiographical pact” of Philippe Lejeune, for though the literary work presents numerous aspects that associate Milliet with Roberto, the narrative is not an autobiography, for reasons that are discussed in this work. In terms of structure, this dissertation is divided into three chapters. In the first, we present the biobibliographic profile of SérgioMilliet. In the second, in the light of the theories of Antonio Candido and his workA personagem de ficção(The fictional character) (2009), we analyze the constitutive elements of the narrative Roberto, examining the composition of the characters, space and time. Finally, in the third and last chapter, the autobiographical aspects of the narrative are analyzed, intersecting fiction and reality, the main objective of this work. This last chapter is divided into three sections: “Childhood”, “Adolescence” and “Participation and political engagement in the 1930s”, so that autobiographical marks can be outlined in such sections, with regard to Roberto, in a more organized and precise way. To support the discussions in this chapter, we established a dialogue between the literary work and the two volumes of the memory book De ontem, de hoje, de sempre (Yesterday, today, always) (1960 – 1962).eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectSérgio Millietpor
dc.subjectModernismopor
dc.subjectAutobiografiapor
dc.subjectRomance de 30por
dc.subjectRoberto (obra literária)por
dc.subjectModernismeng
dc.subjectAutobiographyeng
dc.subjectNovel of the 30seng
dc.titleA obra ficcional de Sérgio Milliet : marcas autobiográficas na narrativa Roberto (1935)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Valter Cesar-
dc.description.resumoA autobiografia, conforme descrita neste trabalho, corresponde a um gênero textual ou literário que apresenta inúmeros contornos e desdobramentos, o que torna a tentativa de uma definição fixa algo escorregadio e flutuante. Sob esse viés, este gênero literário-discursivo é considerado, por muitos críticos, um gênero híbrido, tendo em vista seu caráter flexível no que diz respeito ao rompimento das amarras da referencialidade literária tradicional. Isto posto, esta dissertação busca identificar as marcas autobiográficas presentes na narrativa Roberto, por meio de uma investigação crítico-literária, como forma de busca memorialística e descoberta identitária de Sérgio Milliet. Entretanto, as discussões tecidas serão fundamentadas, para além das teorias apresentadas, no “pacto autobiográfico” de Philippe Lejeune, pois, embora a obra apresente inúmeros aspectos que associam Milliet a Roberto, a narrativa não é uma autobiografia, por razões que serão discutidas no trabalho. Em termos de estrutura, esta dissertaçãoestá dividida em três capítulos. No primeiro, apresentamos o perfil biobibliográfico de Sérgio Miliet. No segundo, à luz da obra A personagem de ficção (2009), de Antonio Candido, faremos uma análise dos elementos constitutivos da narrativa Roberto, examinando a composição das personagens, do espaço e do tempo. Por fim, no terceiro e último capítulo, serão analisados os aspectos autobiográficos da narrativa, interseccionando ficção e realidade, objetivo maior deste trabalho. Este último capítulo subdivide-se em três seções, “Infância”, “Adolescência” e “Participação e engajamento político nos anos 1930”, a fim de que sejam nelas delineadas as marcas autobiográficas de Roberto de maneira mais organizada e precisa. Para respaldarmos as discussões deste capítulo, estabelecemos um diálogo entre a obra e os dois volumes do livro de memórias De ontem, de hoje, de sempre(1960 -1962).pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_CONCEICAO_SANTOS.pdf695,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.