Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17352
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Kleverton de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T20:48:06Z | - |
dc.date.available | 2023-04-13T20:48:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Kleverton de Almeida. Ensaios do íntimo no cinema de Naomi Kawase. 2022. 97 f. Dissertação (Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17352 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aims to investigate the work of the Japanese filmmaker Naomi Kawase(1969-), discussing the idea of intimacy and its relationship with the essayistic andselfreflexive practices in her cinematography. For this purpose, it is based, in the theoretical-conceptual scope, on the researches of Michel Foucault (1984, 2004), Gilles Deleuze(2005)and Timothy Corrigan (2015), among others, that support a study of three filmessays bythedirector: Katatsumori (Katatsumori - 1994), Birth/Mother (Tarachime - 2006) andTrace(Chiri - 2012). The questions that leadsthe research include understanding what complicationsinvolve the transposition of a subjective experience to a public sphere, or yet, inwhat waythe filmmaker uses cinema to expose her ideas and perspectives of the world. Withthese, weseek to observe if there is a dance between the self and the other that brings us closer toboththe characters and the director herself, whether through the proximity of the cameraorbysharing intimacy. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Cinema japonês | por |
dc.subject | Intimidade (Psicologia) | por |
dc.subject | Diretores e produtores de cinema | por |
dc.subject | Cinematografia | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Filme-ensaio | por |
dc.subject | Práticas de si | por |
dc.subject | Naomi Kawase | por |
dc.subject | Essay-film | eng |
dc.subject | Intimacy | eng |
dc.subject | Practices of the self | eng |
dc.title | Ensaios do íntimo no cinema de Naomi Kawase | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Colucci, Maria Beatriz | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como proposta investigar algumas obras da cineasta japonesaNaomi Kawase (1969-), discutindo a ideia de intimidade e a relação comas práticasensaísticas e autorreflexivas em sua cinematografia. Para isso, fundamenta-se, noâmbitoteórico-conceitual, nos estudos de Michel Foucault (1984, 2004), Gilles Deleuze (2005)eTimothy Corrigan (2015), dentre outros, que embasam uma reflexão sobre três ensaiosfílmicos da diretora: Caracol (Katatsumori - 1994), Nascimento e maternidade (Tarachime–2006) e Vestígio (Chiri – 2012). As indagações que movimentama pesquisa incluemcompreender as complexidades que envolvem a transposição de uma experiênciaartísticasubjetiva para uma esfera pública, ou ainda, de que maneira a cineasta utiliza o cinemaparaexpor suas ideias e perspectivas sobre o mundo. Com elas, busca-se observar se existeumadança entre o eu e o outro que nos faz aproximar tanto das personagens quantodaprópriadiretora, seja pela proximidade da câmera ou pela partilha da intimidade. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KLEVERTON_ALMEIDA_SOUZA.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.