Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17465
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Formação de professores e cultura digital : contextos e perspectivas da formação docente em Educação Física |
Autor(es): | Santos, Rodrigo de Souza |
Data do documento: | 9-Ago-2022 |
Orientador: | Mezzaroba, Cristiano |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção da cultura digital e os aspectos mídia-educativos da formação inicial docente no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. Configurada como um estudo de caso, inicialmente foi realizada a análise documental do Projeto Político de Curso (PPC), depois, aplicação de questionários por meio de formulários online com 10 (dez) docentes do curso de Educação Física (Licenciatura) e entrevistas semiestruturadas com 3 (três) destes sujeitos. Para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo, a qual nos permitiu chegar a duas categorias temáticas, sendo elas: a) As tecnologias: (in)compreensões, concepções e os seus usos; b) Educação Física e Cultura Digital: contribuições, tensões e perspectivas. Os resultados apontam que o curso analisado, embora contenha elementos dispersos quanto aos usos das tecnologias e suas possibilidades formativas, carece de uma atenção curricular no que diz respeito a uma formação imersa na cultura digital. Entretanto, as ações docentes individuais prevalecem e nos mostram que o curso caminha para uma formação que considera a cultura digital como indissociável na formação de professores(as). Dessa forma, permeada por diversas concepções epistemológicas e conceituais, a cultura digital é compreendida neste campo como estruturante no fazer docente. Seja materializada nas tecnologias, nas novas linguagens ou na reflexão crítica acerca dos processos midiáticos. |
Abstract: | The objective of this research is to analyze the insertion of digital culture and the mediaeducational aspects of the initial training of teachers of the Bachelor's Degree in Physical Education at the Federal University of Sergipe. Configured as a case study, it was initially carried out with document analysis of the Political Project of the Course (PPC), then, application of questionnaires through online forms with 10 (ten) teachers of the Physical Education course (Bachelor's Degree) and semi-structured interviews with 3 (three) of these subjects. To analyze two data, we used content analysis, which allowed us to break down into two thematic categories, namely: a) As technologies: (in)understandings, conceptions and their uses; b) Physical Education and Digital Culture: contributions, tensions and perspectives. The results suggest that the analyzed course, however, contains scattered elements regarding the use of technologies and their training possibilities, lacks curricular attention, not respecting a training immersed in digital culture. However, the predominant individual teaching actions show us that the course is moving towards a training that considers digital culture as inseparable from teacher training. Thus, permeated by various epistemological and conceptual conceptions, digital culture is understood in this field as a structuring factor, not a teaching factor. It materializes in technologies, in new languages or in a critical reflection on two media processes. |
Palavras-chave: | Ensino de educação superior Formação de professores Cultura e tecnologia Professores de educação física Sergipe Tecnologia educacional Cultura digital Educação física Formação docente Linguagens Tecnologias Digital culture Languages Physical education Teacher training Technologies |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Rodrigo de Souza. Formação de professores e cultura digital : contextos e perspectivas da formação docente em Educação Física. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17465 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGO_SOUZA_SANTOS.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.