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dc.contributor.authorSilva, Sthefany Marques da-
dc.date.accessioned2023-04-25T16:59:49Z-
dc.date.available2023-04-25T16:59:49Z-
dc.date.issued2020-01-24-
dc.identifier.citationSILVA, Sthefany Marques da. Perfil das habilidades linguísticas na síndrome de Noonan: relato de caso. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17467-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectIncapacidade intelectualpor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectSíndrome de Noonanpor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.titlePerfil das habilidades linguísticas na síndrome de Noonan: relato de casopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Sordi, Claudia-
dc.description.resumoA síndrome de Noonan é uma desordem genética relacionada à herança autossômica dominante, com fenótipo variado e com manifestações que envolvem déficit intelectual, problemas cardíacos e alterações fonoaudiológicas, com poucas publicações na literatura. Objetivo: Descrever as habilidades linguísticas em dois casos clínico de pacientes irmãos com a síndrome de Noonan acompanhados na clínica-escola de Fonoaudiologia da UFS Lagarto. Método: Responsável e pacientes participaram de entrevista e avaliação da Consciência Sintática, composta por quatro subtestes (julgamento gramatical, correção gramatical, correção gramatical de frases com incorreções gramatical e semântica e categorização de palavras), em dias e horários agendados antecipadamente, sendo que a responsável consentiu na divulgação dos resultados obtidos (CAAE 13370819.2.0000.5546). Os resultados foram analisados quanti-qualitativamente. Resultados: Deste modo os sujeitos apresentaram desempenhos diferentes nos subtestes aplicados: julgamento gramatical (S1 obteve 15 pontos enquanto S2 9), correção gramatical (S1: 8 pontos e S2: 0), correção gramatical de frases com incorreções gramatical e semântica (S1:8 pontos e S2: 0) e categorização de palavras (S1: 0 pontos e S2: 0). Todos os participantes apresentaram melhora de escores quando foi aplicada a avaliação assistida. Conclusão: Sujeitos com síndrome de Noonan apresentam habilidades linguísticas prejudicadas, acarretando em escores abaixo do esperado à idade cronológica, como nos casos clínicos apresentados. Pode ser verificado também que apesar de serem gêmeos e com a mesma síndrome, que o fenótipo das habilidades linguísticas foi diversificado, indicando que, muito provavelmente, uma das crianças terá maior facilidade na aprendizagem escolar. No entanto, pode-se comprovar que a prática de avaliação assistida foi uma estratégia facilitadora e de aprendizagem para ambos os sujeitos, indicando resultados dentro da normalidade.pt_BR
dc.publisher.departmentDFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localLagartopt_BR
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